Você está aqui: Notícias > Guaíra: Enfermagem produz repelente contra mosquito da dengue
Guaíra: Enfermagem produz repelente contra mosquito da dengue
Publicado em: 28/05/2014 às 18:00
O grande número de pessoas infectadas na cidade motivou o trabalho de manipulação
Preocupados com a saúde da comunidade e os altos índices de proliferação do mosquito da dengue, estudantes de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, resolveram ir para o laboratório para uma tarefa especial: produzir repelente.
Usando como matéria-prima álcool, cravo e óleo corporal, o trabalho de manipulação aconteceu laboratório do PAAE (Pronto Atendimento Ambulatorial de Enfermagem), com supervisão do enfermeiro RT, Airton Facciolli.
“O cravo é rico em óleos essenciais, que são responsáveis pelo odor característico da planta; esse aroma atrapalha o mosquito a sentir o cheiro da pele humana, interferindo na orientação do inseto”, explica Facciolli.
Ele conta que resolveram investir nesta ideia para ajudar a cidade a conter o problema: “Guaíra tem cerca de 400 casos confirmados da doença”, informa, adiantando que tudo o que for produzido será distribuído para as pessoas da comunidade.
“Vários dos frascos produzidos já foram entregues em pontos da cidade onde há grande trânsito de pessoas; também repassamos para estudantes da Instituição”, conta Facciolli.