Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Professor participa de curso sobre calibração
Paranavaí: Professor participa de curso sobre calibração
Publicado em: 28/05/2014 às 16:02
Romir Rodrigues representou a Unipar no evento do Centro de Hematologia do Paraná
Buscando qualificação estendida e aprimoramento dos conhecimentos específicos, o professor Romir Rodrigues, da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, participou recentemente do curso ‘Interpretação de Certificados de Calibração’, em Curitiba.
Evento promovido pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná – Hemepar contou como âncora o profissional Mauro Godinho, integrante da Rede Paraná Metrologia, além de 30 participantes, todos farmacêuticos bioquímicos pertencentes à Hemorrede do Paraná.
Pautado nos temas terminologias (conforme VIM), instrumentos de medição, tolerância de processos, rastreabilidade metrológica ao SI, influência de incertezas de medição, análise da deriva, erro máximo permissível, o curso focou calibração.
A calibração é um processo que deve ser realizado em todos os instrumentos de medição que possuem influência na exatidão ou validade dos ensaios, incluindo os de controle do ambiente de trabalho ou de armazenamento de amostras, que devem ser calibrados antes de serem utilizados em serviço, explicou o professor.
“Nem todo instrumento de medição necessita de calibração; o bom senso técnico deve prevalecer sempre que houver alguma dúvida. Mas, de modo geral, devemos calibrar aqueles instrumentos que são usados para controlar qualidade”, complementou.
O Certificado de Calibração é um registro de grande importância para garantir a confiabilidade dos serviços prestados, pois tem como função mostrar os resultados das medições realizadas com o instrumento ao compará-lo com um padrão de referência que seja rastreável a um padrão nacional e/ou internacional.
“O encontro proporcionou aos participantes noções de interpretação de laudos de calibração de equipamentos, sendo este processo essencial em laboratórios, pois proporciona fidedignidade de resultados obtidos em equipamentos de medição e diagnóstico, trazendo resultados mais confiáveis”, ressalta o professor.