Você está aqui: Notícias > Umuarama: Semana de Enfermagem discute valorização da profissão
Umuarama: Semana de Enfermagem discute valorização da profissão
Publicado em: 26/05/2014 às 10:20
Atividades culturais e esportivas, palestras, minicursos, mesa-redonda e campanha de agasalho envolveram os estudantes
Professores, estudantes e profissionais da área se encontraram na 1ª Semana de Enfermagem, promovida pela coordenação do curso da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama. Atividades culturais e esportivas, palestras, minicursos, mesa-redonda e campanha de agasalho guiaram a semana, que teve como eixo temático ‘O Protagonismo da Enfermagem no Processo do Cuidar e a Valorização da Profissão' (entre 12 e 17).
A organização do evento contou com parceria dos hospitais Nossa Senhora Aparecida, Cemil e Norospar, Secretaria Municipal de Saúde e a 12ª Regional de Saúde. Paralelamente aconteceu a 1ª Semana de Controle de Infecção.
Para abrilhantar a abertura foi convidado o grupo musical Ministério de Louvor, da Primeira Igreja Bastista. Um momento de oração, com o pastor Geremias Correa e o frei João José dos Santos, marcou o início dos trabalhos.
Em seguida, o diretor da Unidade-Sede, professor Nilvio Ourives dos Santos, e a coordenadora do curso, professora Maristela Azevedo, destacaram a importância do evento para a formação acadêmica.
Para ministrar a primeria palestra foi convidada a professora da Unipar, Bárbara Brunini, que discutiu ‘A valorização do profissional Enfermeiro’. A noite terminou com homenagens a estudantes do curso e enfermeiros dos hospitais parceiros.
A Semana continuou com os minicursos ‘Controle de Infecção - A relevância do cuidar do profissional enfermeiro’, ‘Imunização’ e ‘Vigilância em saúde’, ministrados por profissionais dos hospitais.
Outro tema que atraiu a atenção dos participantes foi ‘Urgência - O cuidar do enfermeiro na unidade de Urgência Intra-Hospitalar’, com o enfermeiro Leandro Vieira, do hospital Angelina Caron, de Curitiba.
Uma divertida gincana cultural e solidária animou as turmas e promoveu momentos de muita integração. Uma das provas foi doação de agasalhos; mais de 1.800 peças foram arrecadas e serão repassadas a entidades filantrópicas.
Outra ação social também foi realizada durante a Semana. Na Praça Miguel Rossafa, os estudantes ofereceram aos moradores serviços de promoção da saúde, como aferição da pressão arterial, e orientação sobre primeiros socorros e como prevenir doenças.
Jogos interclasses também envolveram as turmas. Com direito à torcida, os times disputaram as modalidades de futsal, handebol, voleibol e queimada. A Semana foi encerrada com um jantar de confraternização no restaurante Imperador.
“Alcançamos nosso objetivo, com uma semana repleta de troca de conhecimentos e interação entre as turmas. Foram momentos ímpares, de construção coletiva, em cenários que levaram nossos estudantes a reconhecer seu papel acadêmico e profissional, condizente com a exigência do mercado de trabalho”, avaliou a professora Maristela Azevedo. E acrescentou: “O sucesso do nosso evento confirma o quanto nossos alunos estão motivados; isso é muito bom, porque cada vez mais se busca um enfermeiro capacitado criticamente e diferenciado quando a questão é promover a saúde na comunidade”.