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NOTÍCIA

Paranavaí: Arquitetura leva oficina de desenho ao Dia Nacional de Ação Voluntária

Publicado em: 23/05/2014 às 15:30

A atividade reuniu crianças e adultos que participaram do evento promovido pela Fundação Bradesco

Oficina atraiu crianças e adultos
Oficina atraiu crianças e adultos
Oficina atraiu crianças e adultos
Oficina atraiu crianças e adultos
Oficina atraiu crianças e adultos
Oficina atraiu crianças e adultos
Oficina atraiu crianças e adultos
Etapa de criação do desenho
Etapa de criação do desenho
Etapa de criação do desenho
Exposição dos desenhos
Exposição dos desenhos
Exposição dos desenhos
Exposição dos desenhos
Exposição dos desenhos
Exposição dos desenhos
Exposição dos desenhos
Equipe do projeto Oficina Livre de Desenho

Prestar atendimento à população, promovendo a cultura do voluntariado e reforçando os laços da solidariedade de modo que todos os envolvidos sintam-se parte ativa na construção de uma nação socialmente mais justa. Este é o objetivo maior do Dia da Ação Voluntária, promovido pela Fundação Bradesco, em parceria com o programa ‘Voluntários Bradesco’.

A ação mobilizou os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí. E foi planejada e monitorada pelo professor e artista plástico Roberto Persil e pela coordenadora do curso, professora Ariela Barbosa.

Os acadêmicos puderam desenvolver o projeto ‘Oficina Livre de Desenho’, onde o objetivo era facilitar e promover a expressão criativa da criança ao relacionar-se com o mundo através do desenho, de forma lúdica, prazerosa e criativa, elaborando o potencial do aluno no seu total crescimento: na sua parte cognitiva, motora, psíquica, emocional e sociocultural, dando ênfase à sua expressão criadora.

A oficina foi dividida em três etapas: primeira foi a de Inspiração, proporcionada pela audição de diferentes músicas. Segunda era a Criação, momento do desenho livre, destacando a importância da criança ou adulto desenhar algo que tivesse significado para sua vida. E, por fim, a Exposição, finalização e reflexão, momento de socialização onde todos os participantes mostraram seu desenho para o grupo e relataram o seu significado, que sentimentos remetiam e as dificuldades enfrentadas no momento de desenhar.

Cada acadêmico de arquitetura ficou monitorando uma criança ou adulto durante a oficina. “Os acadêmicos de arquitetura surpreenderam muito com o trabalho das crianças. Muitas delas já possuíam institivamente noções de perspectiva, isso deixou os estudantes admirados”, relata a coordenadora do curso.

Segundo o professor Roberto Persil, a realização da oficina foi produtiva tanto para os acadêmicos, como para os participantes: “Os alunos do curso desempenharam um papel fundamental no incentivo, acolhendo as demandas e incluindo os participantes no desenvolvimento da atividade”.

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