Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Arquitetura leva oficina de desenho ao Dia Nacional de Ação Voluntária
Paranavaí: Arquitetura leva oficina de desenho ao Dia Nacional de Ação Voluntária
Publicado em: 23/05/2014 às 15:30
A atividade reuniu crianças e adultos que participaram do evento promovido pela Fundação Bradesco
Prestar atendimento à população, promovendo a cultura do voluntariado e reforçando os laços da solidariedade de modo que todos os envolvidos sintam-se parte ativa na construção de uma nação socialmente mais justa. Este é o objetivo maior do Dia da Ação Voluntária, promovido pela Fundação Bradesco, em parceria com o programa ‘Voluntários Bradesco’.
A ação mobilizou os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí. E foi planejada e monitorada pelo professor e artista plástico Roberto Persil e pela coordenadora do curso, professora Ariela Barbosa.
Os acadêmicos puderam desenvolver o projeto ‘Oficina Livre de Desenho’, onde o objetivo era facilitar e promover a expressão criativa da criança ao relacionar-se com o mundo através do desenho, de forma lúdica, prazerosa e criativa, elaborando o potencial do aluno no seu total crescimento: na sua parte cognitiva, motora, psíquica, emocional e sociocultural, dando ênfase à sua expressão criadora.
A oficina foi dividida em três etapas: primeira foi a de Inspiração, proporcionada pela audição de diferentes músicas. Segunda era a Criação, momento do desenho livre, destacando a importância da criança ou adulto desenhar algo que tivesse significado para sua vida. E, por fim, a Exposição, finalização e reflexão, momento de socialização onde todos os participantes mostraram seu desenho para o grupo e relataram o seu significado, que sentimentos remetiam e as dificuldades enfrentadas no momento de desenhar.
Cada acadêmico de arquitetura ficou monitorando uma criança ou adulto durante a oficina. “Os acadêmicos de arquitetura surpreenderam muito com o trabalho das crianças. Muitas delas já possuíam institivamente noções de perspectiva, isso deixou os estudantes admirados”, relata a coordenadora do curso.
Segundo o professor Roberto Persil, a realização da oficina foi produtiva tanto para os acadêmicos, como para os participantes: “Os alunos do curso desempenharam um papel fundamental no incentivo, acolhendo as demandas e incluindo os participantes no desenvolvimento da atividade”.