UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Professora escreve capítulo de livro sobre educação no Brasil colonial

Publicado em: 20/05/2014 às 14:00

Tania Conceição Iglesias fala dos franciscanos e a primeira experiência missionário-educativa

Docente durante sessão de autográfos

Recém-lançado, o livro ‘Origens da Educação Escolar no Brasil Colonial’ conta com a participação da professora Tania Conceição Iglesias, do curso de Administração da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí. A obra é resultado de um projeto desenvolvido por um grupo de pesquisadores, a qual traz informações sobre fontes históricas e referências documentais para o estudo da formação do campo educacional brasileiro, no século 16.

A docente é autora do capítulo ‘Os Franciscanos e a Primeira Experiência Missionário-educativa no Brasil Colonial’. “Nele eu apresento a primeira experiência escolar brasileira, acontecida em 1538. Anterior, portanto, ao projeto colonizador português, que só veio a se estabelecer anos depois, em 1549”, explica a pesquisadora.

Ela ressalta que o trabalho faz parte de um conjunto de fontes históricas descobertas no processo de pesquisa da sua tese de doutorado. “Investiguei documentos históricos sobre a constituição do campo educacional brasileiro nos arquivos do Brasil e do exterior”.

A docente é mestre em Fundamentos da Educação pela UEM (Universidade Estadual de Maringá), onde é Membro do Grupo de Pesquisa sobre Política, Religião e Educação na Modernidade, e doutora e pós-doutora em Educação pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Redes sociais>