Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Ex-alunos de Sistemas de Informação ministram palestra na Unipar
Paranavaí: Ex-alunos de Sistemas de Informação ministram palestra na Unipar
Publicado em: 19/05/2014 às 14:00
Juan Manuel Garay e Gustavo Rozolin falaram dos desafios e conquistas na profissão; encontro comemora os 20 anos da graduação
Em comemoração aos 20 anos do curso de Sistemas de Informação e da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, a coordenação do curso de Sistemas de Informação está convidando ex-alunos que se destacam na profissão para compartilhar com os estudantes suas experiências acadêmicas e profissionais.
O primeiro foi Ezio Carrion, gerente de TI em uma grande empresa de São Paulo/SP. Agora foi a vez dos egressos Juan Manuel Bonomi Garay e Gustavo Rozolin da Silva, que voltaram para falar das vivências na graduação e do bonito caminho que trilharam após a formação. Mais de 200 pessoas participaram do encontro.
A noite começou com a palestra do Juan Garay, que focou o tema Implementação de uma alçada decisória usando a suíte Soa IBM BPM. Formando há dez anos, ele atua como arquiteto de integração sênior, na empresa eWave Sumersoft, do Rio de Janeiro/RJ.
Trabalhando como consultor JEE da Avanti Prima, também do Rio de Janeiro/RJ, Gustavo Rozolin palestrou sobre o dia a dia no desenvolvimento de sistemas Java. Depois, em um bate-papo intermediado pelo professor Jaime William Dias, cada um falou do caminho que seguiu, da qualidade do curso da Unipar, das experiências vividas na graduação, as empresas por onde passou, as ferramentas utilizadas, as expectativas do mercado de trabalho e os planos para os futuro.
Para o acadêmico do 3º ano, Tiago Volpato, “esse encontro é uma ótima oportunidade para trocarmos experiências e ficarmos por dentro das novidades e exigências da área da computação, que é ampla e competitiva”.
Mesmo com a correria do dia a dia e os compromissos profissionais, os dois ex-alunos não deixaram os estudos de lado. Juan Garay tem pós-graduação em Orientação a Objetos Java e MBA em Computação Avançada, pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), curso que o colega Gustavo Rozolin também está fazendo.
“É uma imensa honra voltar à Unipar depois de cinco anos para dividir com as turmas um pouco da minha carreira profissional, dos obstáculos, das vitórias e de como o curso foi importante nas minhas conquistas”, diz Rozolin. “Quero agradecer a todos os professores que fizeram parte da minha formação acadêmica e, em especial, a coordenação do curso, que não mediu esforços para nos proporcionar um ensino de excelência”.
O colega divide a mesma opinião e acrescenta: “Após a minha formação participei de vários projetos de TI (Tecnologia da Informação), voltados para as mais diversas áreas da economia, passando pelo setor privado e setor público. E o embasamento do curso foi primordial para encarar esses desafios, pois foi aqui que recebi conhecimentos teóricos e práticos necessários para ser um profissional diferenciado”, afirma, enaltecendo as qualidades da Instituição. “A Unipar tem uma excelente estrutura, referência e projetos de ensino e pesquisa que nos preparam para alcançar esse sucesso”.
Na avaliação da coordenadora do curso, professora Claudete Werner, depoimentos de ex-alunos sobre a trajetória profissional valorizam ainda mais a graduação e servem de ‘espelho’ para que os acadêmicos sigam o mesmo caminho. “O Juan e o Gustavo são referencias de sucesso. Seus depoimentos foram valiosos e vão contribuir em muito na formação daqueles que estão aqui”, agradece.
Mais de 600 profissionais formados
Um curso de ensino superior só pode ser considerado de alto nível se tiver em seu rol de conquistas um número expressivo de ex-alunos que alcançaram o sucesso profissional. “É com muita satisfação que eu digo que nós temos”, orgulha-se a coordenadora do curso de Sistemas de Informação da Unipar, professora Claudete Werner. E os números realmente são significativos. “Começamos juntos com a Unipar e nessas duas décadas de história já formamos mais de 600 profissionais. Muitos deles estão atuando em empresas de renome nacional, multinacionais e em programas de mestrado e doutorado. Isso quer dizer que estamos no caminho certo, cumprindo com o nosso papel, que é preparar estudantes para ser destaques no ramo da informática, uma área que está em evidência e não para de crescer”.