Você está aqui: Notícias > Cascavel: Aula Magna Integrada discute o papel social do jovem
Cascavel: Aula Magna Integrada discute o papel social do jovem
Publicado em: 16/05/2014 às 14:00
Com a temática #espaçoparatalentos, evento falou de comportamento, formas de comunicação e qualidade de vida
Em Cascavel, um dos eventos de destaque do mês foi a Aula Magna Integrada dos cursos de graduação da Universidade Paranaense - Unipar, intitulada #espaçoparatalentos. O evento reuniu as turmas de Biomedicina, Enfermagem, História, Matemática, Odontologia, Psicologia e Estética, e, em um segundo momento, Administração, Arquitetura, Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Sistemas de Informação e Design de Moda.
Um dos convidados a palestrar foi o professor da Unioeste, Wagner de Souza, que falou sobre ‘Linguagem não verbal’, ressaltando o quanto o comportamento, a roupa e o corpo falam a respeito da pessoa. Também falou das dificuldades na comunicação, da linguagem verbal e da linguagem técnica/profissional.
Outro assunto foi discorrido pelo professor da casa, Maurício Schneider. O docente fez uma reflexão sobre o jovem na contemporaneidade e o que a sociedade espera dele, enfatizando a ideia de cidadania.
Fez um apanhado de músicas dos anos 1970, letras poéticas que exprimiam sentimento de luta, de amor, até o estilo da década de 1990, pontuando a importância de rever conceitos, o que se ouve e o que se vê, diante do excesso de informação. “A inclusão social coloca no jovem uma série de responsabilidades”, afirmou.
Para encerrar, teve ainda uma ‘palhestra’, com o palhaço Rogério Soares, sobre qualidade de vida. O ator esbanjou motivação, enfatizando, principalmente, a importância do sorriso para evitar doenças e melhorar a saúde. “O bom humor é também uma questão de escolha”, disse.
Segundo os organizadores, professores Fausto Irschlinger e Emerson dos Santos, o evento foi idealizado com o compromisso de refletir valores em busca do conhecimento, com discussões que proporcionam análises das dinâmicas acadêmicas e sociais, articulação integrada entre os princípios norteadores dos cursos e a formação cidadã e consciente dos acadêmicos.