Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Estudantes de Arquitetura projetam ‘Mesa Pinball’
Paranavaí: Estudantes de Arquitetura projetam ‘Mesa Pinball’
Publicado em: 14/05/2014 às 10:00
Alunos tiveram que colocar em prática as aulas teóricas sobre o pensamento e o processo criativo
Com o objetivo de exercitar a prática das teorias aprendidas durante o bimestre, na disciplina de Projeto, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, desafiou seus acadêmicos no projeto da ‘Máquina de processar bolinhas de gude: Pinball’.
A proposta foi bem objetiva: todos tiveram que criar uma mesa onde nove bolinhas fossem inseridas em um único local e, depois de um tempo, o processador devolveria duas, três e quatro bolinhas respectivamente (nessa ordem), em mais três locais diferentes.
“As bolinhas utilizadas foram as de padrão ‘burquinha’ ou similar. Durante o processo, a mesa ficou fixa (o grupo não influenciou manualmente a direção das bolinhas) e não houve utilização de meios mecânicos (somente a saída das bolinhas). O material para a construção da máquina foi livre”, explica a coordenadora do curso, professora Ariela Barbosa.
Ao final, o trabalho teve que ser entregue em pranchas, sob a forma de desenhos, textos e tabelas, e em maquete, em escala real. Para a avaliação, cada grupo colocou a mesa para funcionar.
Os alunos abusaram da criatividade na concepção das mesas. Foram utilizados túneis, tubos plásticos, madeira, bambu, funil e diversas maneiras para diferenciar o processo das bolinhas.
“O trabalho fez com que os estudantes pensassem no processo de projeto e não apenas no produto final; assim, todos tiveram que fazer a descrição das etapas, que incluiu análise (investigação), síntese (geração de soluções), avaliação (crítica das soluções) e decisão final”, conta a professora.
Com foco multidisciplinar, o trabalho fez parte da avaliação da disciplina de Projeto Arquitetônico I, integrando conhecimentos das disciplinas de Desenho Projetivo I, Meios de Expressão Visual em Arquitetura e Urbanismo e Modelos Tridimensionais.