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NOTÍCIA

Paranavaí: Estudantes de Arquitetura projetam ‘Mesa Pinball’

Publicado em: 14/05/2014 às 10:00

Alunos tiveram que colocar em prática as aulas teóricas sobre o pensamento e o processo criativo

Acadêmicos confeccionam mesa de Pinball
Acadêmicos confeccionam mesa de Pinball
Acadêmicos confeccionam mesa de Pinball
Acadêmicos confeccionam mesa de Pinball
Acadêmicos confeccionam mesa de Pinball
Acadêmicos confeccionam mesa de Pinball
Acadêmicos confeccionam mesa de Pinball
Acadêmicos confeccionam mesa de Pinball
Acadêmicos confeccionam mesa de Pinball
Acadêmicos confeccionam mesa de Pinball
Acadêmicos confeccionam mesa de Pinball
Acadêmicos confeccionam mesa de Pinball
Acadêmicos confeccionam mesa de Pinball
Acadêmicos confeccionam mesa de Pinball
Acadêmicos confeccionam mesa de Pinball
Acadêmicos confeccionam mesa de Pinball
Acadêmicos confeccionam mesa de Pinball
Acadêmicos confeccionam mesa de Pinball
Teste da mesa depois de finalizada
Teste da mesa depois de finalizada
Teste da mesa depois de finalizada

Com o objetivo de exercitar a prática das teorias aprendidas durante o bimestre, na disciplina de Projeto, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, desafiou seus acadêmicos no projeto da ‘Máquina de processar bolinhas de gude: Pinball’.

A proposta foi bem objetiva: todos tiveram que criar uma mesa onde nove bolinhas fossem inseridas em um único local e, depois de um tempo, o processador devolveria duas, três e quatro bolinhas respectivamente (nessa ordem), em mais três locais diferentes.

“As bolinhas utilizadas foram as de padrão ‘burquinha’ ou similar. Durante o processo, a mesa ficou fixa (o grupo não influenciou manualmente a direção das bolinhas) e não houve utilização de meios mecânicos (somente a saída das bolinhas). O material para a construção da máquina foi livre”, explica a coordenadora do curso, professora Ariela Barbosa.

Ao final, o trabalho teve que ser entregue em pranchas, sob a forma de desenhos, textos e tabelas, e em maquete, em escala real. Para a avaliação, cada grupo colocou a mesa para funcionar.

Os alunos abusaram da criatividade na concepção das mesas. Foram utilizados túneis, tubos plásticos, madeira, bambu, funil e diversas maneiras para diferenciar o processo das bolinhas.

“O trabalho fez com que os estudantes pensassem no processo de projeto e não apenas no produto final; assim, todos tiveram que fazer a descrição das etapas, que incluiu análise (investigação), síntese (geração de soluções), avaliação (crítica das soluções) e decisão final”, conta a professora.

Com foco multidisciplinar, o trabalho fez parte da avaliação da disciplina de Projeto Arquitetônico I, integrando conhecimentos das disciplinas de Desenho Projetivo I, Meios de Expressão Visual em Arquitetura e Urbanismo e Modelos Tridimensionais.

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