UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Francisco Beltrão: Neurociência e Aprendizado é tema em Aula Magna

Publicado em: 29/04/2014 às 14:41

Discutido pela pesquisadora Debora de Mello Santana, da UEM, evento atraiu mais de dois mil estudantes

Diretor da Unidade, professor Claudemir de Souza, abriu a Aula Magna
Palestra foi ministrada pela professora doutora Debora de Mello Santana
Aula reuniu mais de dois mil estudantes

O excesso de informações pode ser um problema quando a pessoa não consegue ter foco e, consequentemente, atenção. O resultado é o estresse e ele é péssimo para o cérebro. Essa afirmação foi feita pela doutora Debora de Mello Santana, professora da UEM, durante a Aula Magna que ministrou recentemente para mais de dois mil estudantes da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão.

Explorando o tema ‘Neurociência e Aprendizado, a palestrante destacou ainda que vivemos em um mundo moderno e essa velocidade de informações acaba tornando o dia a dia das pessoas mais estressante. “Por outro lado, a cultura nos faz ter um desenvolvimento cerebral muito mais rápido do que tínhamos antes”.

Como exemplo, ela citou as crianças, que estão aprendendo cada vez mais cedo. “Com um ano de idade ela já passa o dedo na tela de touch screen do celular. Elas não têm que percorrer o caminho, pois chegam compreendendo o processo em andamento. Portanto, nosso desafio é achar o meio termo em prevenção do estresse e estímulos adequados”.

Ainda de acordo com a pesquisadora, é inadmissível que as pessoas não tenham estímulos adequados para o cérebro, sejam eles musicais, afetivos ou de novas experimentações aos sentidos do corpo humano - visão, audição, tato, olfato e paladar.

“Existe uma série de estímulos que culminam em um cérebro funcionando melhor e respondendo melhor aos fatores do cotidiano, como mudar o trajeto de ir para a casa, mudar a mão que abotoa a camisa, que usa para escovar os dentes e pentear os cabelos; isso tudo é válido, desde que não venha carregado de estresse”, completa.

A Aula Magna reuniu as turmas dos cursos de Estética e Cosmética, Odontologia, Nutrição, Farmácia, Educação Física, Ciências Contábeis, Administração, Ciências Biológicas, Direito, Enfermagem e Sistemas de Informação. “É a primeira vez que promovemos uma aula integrando vários cursos”, disse o diretor da Unidade, professor Claudemir de Souza, que aproveitou a ocasião para pedir aos estudantes que se dediquem mais aos estudos.

“Aquele que passa pelos bancos acadêmicos para ser só mais um está fadado ao fracasso. E a Universidade por si só não faz a diferença. A grande diferença está na força de vontade de cada um em querer ser um profissional melhor, apaixonado por aquilo que faz”. Ao final, o humorista Thiago Ventura apresentou um show de standup

Redes sociais>