Você está aqui: Notícias > Negócios: Exame coloca Umuarama entre as melhores do país
Negócios: Exame coloca Umuarama entre as melhores do país
Publicado em: 29/04/2014 às 11:44
Em realese, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura conta como a notícia foi recebida pelo Executivo; orgulhosa por fazer parte desta conquista, a Unipar parabeniza a comunidade
Ranking da revista 'Exame' põe Umuarama entre as 100 cidades mais promissoras do país
Umuarama aparece entre as 100 melhores cidades brasileiras para os negócios. O ranking dos municípios mais promissores – entre os 5.500 do país – é a reportagem de capa da edição desta semana da revista 'Exame', que encomendou um estudo à consultoria Urban Systems, especializada em temas urbanos.
No último semestre foram analisados 27 indicadores econômicos, sociais, de infraestrutura e de capital humano de quase 300 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. A pesquisa resultou no ranking dos melhores locais para fazer negócios, encabeçado pela capital do Espírito Santo, Vitória. O estudou apontou as características que as cidades precisam ter para serem competitivas no cenário global.
“A qualidade de vida é uma delas, mas o ponto considerado mais importante é a presença de universidades capazes de formar mão de obra especializada e de fazer pesquisa de ponta, já que bom nível educacional é um caminho obrigatório para competir bem no mundo”, apontou a reportagem do jornalista Daniel Barros.
Dez cidades – entre as 399 do Paraná – figuram entre as 100 apontadas como melhores endereços para negócios e investimentos. Entre as paranaenses, Curitiba ocupa a melhor posição no ranking (3º lugar) seguida por Maringá (15º), Cascavel (34º), São José dos Pinhais (39º), Londrina (40º), Toledo (49º), Foz do Iguaçu (77º) e Ponta Grossa (79º). Umuarama é a 9ª cidade mais promissora do Estado e a 86º no país, à frente de Araucária (91º).
Em viagem de férias com a família, o prefeito Moacir Silva festejou a notícia. “Comemoremos, afinal, uma grande notícia para todos nós”, escreveu em seu perfil em rede social. “O assunto é capa da edição da revista 'Exame', que chega hoje (28) às bancas e aos assinantes”, acrescentou. A pesquisa mostra que as melhores cidades do Brasil para negócios exibem indicadores acima da média nacional, como PIB per capita, chefes de família da classe A, trabalhadores formais com curso superior, índice de coleta de esgoto e número de leitos por 1000 habitantes. “Esses são alguns dos 27 indicadores analisados e Umuarama mantém-se acima da média nacional em praticamente todos”, entusiasmou-se Moacir Silva.
O prefeito em exercício e secretário municipal do Planejamento Urbano, Sérgio Frederico, também ficou satisfeito com o resultado. “É um indicativo de que estamos no caminho certo. Os investimentos feitos pela administração do prefeito Moacir Silva no primeiro mandato produziram bons resultados e agora colhemos os frutos. O desenvolvimento de Umuarama embalou e o que temos de fazer é manter os trens nos trilhos, porque o caminho ainda é longo. Mas com a liderança do prefeito Moacir e o trabalho de sua competente equipe ainda faremos muito por Umuarama”, afirmou.
Sérgio Frederico destacou ainda o empenho e profissionalismo do setor produtivo e a confiança dos investidores, que entusiasmados pelo potencial de Umuarama vem dando sua contribuição e ajudando a concretizar o potencial local.
QUALIFICAÇÃO
O secretário municipal de Indústria e Comércio, Rômulo Rauen, lembrou que os incentivos e investimentos constantes feitos pela administração tornam Umuarama mais atrativa para diversas iniciativas. Como exemplo, ele cita o setor moveleiro, no qual a cidade é o segundo maior polo do Estado, e a construção civil, que bate seguidos recordes de crescimento. “Esta é a prova de que os investimentos estão sendo bem direcionados. Além de consolidar as iniciativas empresariais que escolhem Umuarama, também pavimentamos o caminho para outros empresários investirem na Capital da Amizade, que investe em capacitação de mão de obra e oferece um grande mercado consumidor com quase 300 mil habitantes, através da nossa Região Metropolitana”, emendou.
O secretário lembrou a ampla oferta de cursos superiores, através de universidades – inclusive uma pública – e o centro profissionalizante do Senai, uma estrutura em construção com 2.200 metros quadrados.
O estudo analisou 293 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes – a tropa de elite responsável por 71% do PIB (Produto Interno Bruto) do país. Para chegar a esse resultado foram analisados 27 indicadores que permitiram identificar os mercados mais promissores. Cada indicador tem peso conforme sua importância, totalizando 34 pontos. Além do ranking das cidades mais promissoras para negócios, foram feitos quatro recordes na lista principal: as melhores em desenvolvimento econômico (Parauapebas-PA), em desenvolvimento social (Rio das Ostras-RJ), infraestrutura (Recife-PE) e em capital humano (Florianópolis-SC).
Assessoria de Imprensa/Prefeitura