UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Em ação extramuro, estudantes orientam sobre câncer

Publicado em: 28/04/2014 às 18:40

Evento ofereceu teste de glicemia capilar e aferição de pressão arterial, entre outros serviços que enfatizaram a integralidade do cuidado

Equipe da Unipar fez 180 atendimentos
Equipe da Unipar fez 180 atendimentos
Equipe da Unipar fez 180 atendimentos

Integrantes do Projeto de Extensão Centro de Saúde Escola da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, promoveram atividades de promoção da saúde. O evento que reuniu estudantes de Enfermagem, em barracas organizadas em frente ao CSE, celebrou com a comunidade o Dia Mundial da Saúde (07/04) e o Dia Nacional de Combate ao Câncer (08/04).

Vários moradores do Jardim Campo Belo e adjacência foram contemplados. Eles puderam realizar o teste de glicemia capilar com orientações e encaminhamento de alguns indivíduos para consulta médica diante dos resultados obtidos.

Também aproveitaram para aferir a pressão arterial e receber informações sobre cuidados com a alimentação, uso correto dos medicamentos, malefícios do tabagismo e a importância da atividade física e da mudança de hábitos para uma vida melhor.

Supervisionados por professores, os alunos orientaram também sobre o câncer, destacando os fatores de risco e enfatizando a necessidade de todos estarem atentos às alterações corporais que surjam no decorrer da vida.

Como o público maior foi mulher, enfatizaram o câncer de mama, ensinando as técnicas do autoexame; também orientaram sobre o câncer de colo uterino, encaminhando algumas mulheres para o agendamento de consulta de enfermagem e para a coleta do exame Papanicolau.

Nesta atividade, os alunos realizaram 107 verificações da pressão arterial, 74 glicosímetros, 68 orientações sobre o câncer de mama e colo uterino; no total foram 180 atendimentos.

“A satisfação da comunidade por poder usufruir de atendimento à saúde como este, recebendo tratamento individualizado, humanizado, que visa à integralidade do cuidado, esteve estampada no semblante de cada usuário. Assim como dos acadêmicos, que puderam exercitar a prática profissional por meio do conhecimento teórico-técnico-científico que vem sendo construído ao longo da graduação, oportunizando ao futuro enfermeiro segurança, confiança, habilidade, destreza, competência e capacidade para o cuidado, sendo a principal arte da enfermagem” destaca a coordenadora do curso, professora Simone Zerbato.

Redes sociais>