Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Em ação extramuro, estudantes orientam sobre câncer
Paranavaí: Em ação extramuro, estudantes orientam sobre câncer
Publicado em: 28/04/2014 às 18:40
Evento ofereceu teste de glicemia capilar e aferição de pressão arterial, entre outros serviços que enfatizaram a integralidade do cuidado
Integrantes do Projeto de Extensão Centro de Saúde Escola da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, promoveram atividades de promoção da saúde. O evento que reuniu estudantes de Enfermagem, em barracas organizadas em frente ao CSE, celebrou com a comunidade o Dia Mundial da Saúde (07/04) e o Dia Nacional de Combate ao Câncer (08/04).
Vários moradores do Jardim Campo Belo e adjacência foram contemplados. Eles puderam realizar o teste de glicemia capilar com orientações e encaminhamento de alguns indivíduos para consulta médica diante dos resultados obtidos.
Também aproveitaram para aferir a pressão arterial e receber informações sobre cuidados com a alimentação, uso correto dos medicamentos, malefícios do tabagismo e a importância da atividade física e da mudança de hábitos para uma vida melhor.
Supervisionados por professores, os alunos orientaram também sobre o câncer, destacando os fatores de risco e enfatizando a necessidade de todos estarem atentos às alterações corporais que surjam no decorrer da vida.
Como o público maior foi mulher, enfatizaram o câncer de mama, ensinando as técnicas do autoexame; também orientaram sobre o câncer de colo uterino, encaminhando algumas mulheres para o agendamento de consulta de enfermagem e para a coleta do exame Papanicolau.
Nesta atividade, os alunos realizaram 107 verificações da pressão arterial, 74 glicosímetros, 68 orientações sobre o câncer de mama e colo uterino; no total foram 180 atendimentos.
“A satisfação da comunidade por poder usufruir de atendimento à saúde como este, recebendo tratamento individualizado, humanizado, que visa à integralidade do cuidado, esteve estampada no semblante de cada usuário. Assim como dos acadêmicos, que puderam exercitar a prática profissional por meio do conhecimento teórico-técnico-científico que vem sendo construído ao longo da graduação, oportunizando ao futuro enfermeiro segurança, confiança, habilidade, destreza, competência e capacidade para o cuidado, sendo a principal arte da enfermagem” destaca a coordenadora do curso, professora Simone Zerbato.