Você está aqui: Notícias > Profissão: Curso de Engenharia Mecânica atinge expectativas
Profissão: Curso de Engenharia Mecânica atinge expectativas
Publicado em: 25/04/2014 às 18:04
Inaugurado este ano, reúne 79 alunos; maioria é de Umuarama e região
Percebendo demanda para a área de Engenharia Mecânica, a Universidade Paranaense – Unipar resolveu investir, implantando o curso em Umuarama. A graduação foi inaugurada neste início de ano com as expectativas atingidas.
Na visão dos gestores da Unipar, isso aconteceu porque o mercado brasileiro está em amplo crescimento econômico e necessita cada vez mais desses profissionais. Em Umuarama são 79 estudantes que compõem a primeira turma do curso de Engenharia Mecânica da Unipar – Câmpus-Sede.
“O papel de uma universidade é acompanhar as transformações que movem o mercado de trabalho. Após um trabalho de pesquisa, a Unipar vislumbrou a necessidade de implantar a graduação. E como a Instituição tem credibilidade e é referência no Estado quando se fala em ensino superior, o curso teve uma excelente procura no vestibular”, justifica o coordenador, professor Patrick Pollizello.
A graduação chega com a meta de formar profissionais com perfil generalista, prontos para absorver e desenvolver novas tecnologias na área. “No decorrer dos cinco anos, nosso acadêmico estudará disciplinas básicas, profissionalizantes e específicas da formação acadêmica. Ao final, estará apto para encarar o mercado de trabalho”, garante o coordenador, ressaltando que o curso é promissor e terá um impacto positivo, trazendo benefícios tanto para a população, quanto para a economia da cidade e região.
Já de início, paralelamente às aulas teóricas, a turma participa de aulas práticas, nos laboratórios de física, química e desenho técnico. Mecânica dos fluidos, ciências térmicas, fabricação mecânica, motores de combustão, transmissão, manutenção e vibrações são algumas das atividades que integram o projeto pedagógico do curso.
O aluno Abhner Pieretti é um dos mais animados da turma: “Sou de Umuarama e tinha planos de estudar fora, mas quando fiquei sabendo que o curso, que tanto sonhava em fazer, foi lançado pela Unipar, não pensei duas vezes e me inscrevi. Estou adorando as aulas; imagino que seja uma profissão apaixonante”.
Também de Umuarama, Caio Fazoli conta que aos 13 aos já tinha em mente que queria ser um engenheiro mecânico. “Agora chegou o momento de me profissionalizar; depois de formado pretendo trabalhar no setor automotivo, a área que mais gosto da engenharia”, conta. E a escolha pela Unipar não foi por acaso: “É uma Universidade de renome, que tem infraestrutura de qualidade e excelentes professores”.
Para a colega de sala, Mônica Lorraine, a paixão pela engenharia também surgiu antes. “Decidi fazer um curso de mecânica na minha cidade, em Ivaté, e aos poucos fui gostando da profissão. Então, optei pela graduação aqui na Unipar, uma Instituição com referência no ensino, além de estar perto da minha cidade”. Para a aluna, as perspectivas quanto ao futuro da profissão são boas: “Vou me dedicar ao máximo nos estudos, com foco e muita força de vontade. Agindo assim, acredito que vou adquirir habilidades para me tornar uma engenheira mecânica competente”.
Áreas de atuação
Muitas vezes, o engenheiro mecânico é comparado ao mecânico de automóveis, o que é errado. Engenharia Mecânica é o segmento que cuida do desenvolvimento, do projeto, pesquisa, produção, operação e manutenção de máquinas e equipamentos. Nesse sentido, o profissional dessa área é o responsável pelo projeto e fabricação de motores, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração, produção de energia e ferramentas específicas da indústria mecânica. O profissional formado em Engenharia Mecânica pode atuar em uma ampla diversidade de áreas, como montadoras de automóveis, indústria têxtil, eletroeletrônica, petroquímicas, bioengenharia, aeronáutica, celulose, açúcar, álcool e gás, bem como trabalhar como autônomo ou prestando consultoria. “É importante salientar que o engenheiro mecânico tem a opção de aprimorar o conhecimento científico, cursando especialização, mestrado e doutorado para atuar como pesquisador. Essa é uma outra área que carece de profissionais”, diz o coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Unipar, professor Patrick Pollizello.