Equipes de Handebol em Cadeiras de Rodas estão prontas para o Paranaense
Publicado em: 25/04/2014 às 14:10
Toledo e Cianorte vão disputar primeira etapa neste sábado, em Quatro Pontes/PR; atletas estão confiantes
A primeira competição do ano para os atletas do HCR (Handebol em Cadeira de Rodas) do Paraná acontece neste sábado, 26, no Ginásio Poliesportivo de Quatro Pontes. É a primeira etapa do Campeonato Paranaense. Da Universidade Paranaense – Unipar vai duas equipes: Toledo e Cianorte. Os atletas, que integram o projeto de extensão Ama (Atividades Motoras Adaptadas), estão otimistas para alcançar ótimos resultados.
Equipes de Maringá, Curitiba, Cascavel, São Miguel do Iguaçu, Francisco Beltrão e da anfitriã Quatro Pontes disputam a competição, nas categorias HCR 4 A, HCR 4 B, HCR misto, HCR feminino e HCR 7. Realizando treinos duas vezes na semana, além de atividades de condicionamento físico em academias e piscinas, a equipe de Cianorte está pronta para o campeonato. “Esse ano, intensificamos os treinamentos e queremos os melhores resultados”, anima-se a coordenadora do Ama, professora Ellen Rodrigues.
Os treinos são pensados e analisados conforme as necessidades de cada atleta. “Esses treinos possibilitam a exploração e descoberta de novos movimentos, que influenciam diretamente em habilidades motoras essenciais para a prática esportiva. Com isso, esperamos obter ótimas conquistas nos campeonatos que vão acontecer no decorrer do ano letivo”, ressalta o coordenador do curso de Educação Física, professor Marco Suguimati.
A equipe de Toledo vem no ritmo do ano passado, quando conquistou o pódio em todas as modalidades. “Participamos, neste ano, de dois amistosos com equipes que estarão no campeonato. Portanto, estamos prontos para mais uma vez mostrar nosso potencial”, conta o atleta Claudinei Dias Marques, um dos destaques da equipe.
“Nos amistosos foi possível trabalhar a parte prática, experimentando algumas movimentações e novas jogadas. Agora, estamos afiados para a competição”, garante o técnico Anderson Ceroni Cândido.