Guaíra: Aproveitamento de Resíduos é tema no Fórum de Gestão Ambiental
Publicado em: 24/04/2014 às 16:30
Graduação também promoveu visita técnica às cidades de Ametista do Sul e Irai, no Rio Grande do Sul
Professores, estudantes e profissionais da área se reuniram no 5º Fórum Pedagógico do curso de Gestão Ambiental da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra. Discussão sobre o projeto político-pedagógico e palestra entraram na programação.
O encontro começou com os estudantes Gilmar Maximo Barbosa, Cristiane Gomes Forlin e Paloma Roman falando sobre as visitas técnicas que o curso promoveu no ano passado, para as cidades de Bonito/MS, Caldas Novas/GO e Klabin/PR. Depois foi a vez da coordenadora do curso, professora Rosiley Pacheco, apresentar o projeto pedagógico da graduação. Projetos de ensino, pesquisa, extensão e matriz curricular também foram assuntos debatidos pelos estudantes, que puderam dar opiniões visando à melhoria da graduação.
Outra atividade que entrou na pauta foi a palestra sobre tratamentos e aproveitamento de resíduos sólidos, ministrada pelo professor Carlos Barros, doutor em Engenharia Química pela UFPF (Universidade Federal do Paraná). O docente também abordou as formas de gerenciamento de resíduos, sua caracterização e classificação.
O Fórum foi abrilhantado por apresentações de números de dança e do Coro Unipar. A diretora da Unidade, professora Sandra Takahashi, prestigiou.
Visita Técnica
Além do Fórum Pedagógico, os estudantes também participaram de visita técnica às cidades de Ametista do Sul e Irai, no Rio Grande do Sul. Um grupo do curso de Pedagogia acompanhou a turma. Os visitantes conheceram o Museu Ametista Parque, onde se encontra a maior jazida de pedra ametista do mundo.
Em Irai, a turma conheceu de perto as fontes que jorram água mineral termal, a qual tem benefícios medicinais. Lá, os estudantes também puderam compreender as competências e habilidades do tecnólogo em gestão ambiental, relacionando geologia e educação ambiental, além de reconhecer que as atividades de mineração, apesar dos impactos, podem ser trabalhadas em favor da diminuição dos prejuízos ao meio ambiente.
“São atividades práticas que enriquecem o aprendizado acadêmico, colocando o aluno em contato com a realidade profissional e, ao mesmo tempo, vislumbrando oportunidades para o futuro profissional”, ressaltou a coordenadora do curso, professora Rosiley Pacheco.