Você está aqui: Notícias > Cascavel: Curso de História faz viagem de estudos a Guaíra
Cascavel: Curso de História faz viagem de estudos a Guaíra
Publicado em: 24/04/2014 às 11:26
Roteiro passou por aldeia indígena, Museu Histórico, igreja de pedra, atelier Frei Pacífico, Teatro Barracão e ponte Ayrton Senna
Mais uma viagem de estudos foi organizada pelo curso de História da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel. O cenário histórico foi a cidade de Guaíra, as margens do rio Paraná. Fez parte do roteiro a visita ao atelier Frei Pacífico, contemplando exposição de obras de arte em madeira e cerâmica, uma representação da cultura guarani.
O grupo visitou o Museu Histórico de Guaíra, que tem grandioso acervo de imagens, objetos históricos e artefatos indígenas; o Teatro Barracão, instalado em um antigo prédio que serviu de depósito de erva-mate, hoje restaurado; e a igreja de pedra, construída pela comunidade com pedras das Sete Quedas do Iguaçu.
No passeio, os alunos assistiram documentário sobre as Sete Quedas e ouviram relatos sobre a antiga Vila Jesuítica Guarani, em Ciudad Real Del Guairá. A excursão permitiu um tour de barco pelo rio Paraná, percorrendo ilhas e lagoas, passando pela ponte Ayrton Senna, o início do Pantanal, até a represa da barragem de Itaipu. O trajeto foi marcado por canções que enaltecem a cultura e história da região, e por lendas, como a da cobra grande.
Na terra, que nos primórdios pertencia aos indígenas, não podia ficar de fora a visita à aldeia guarani - casa de reza e escola. O coordenador do curso, professor Fausto Irschlinger, acompanhou os alunos e conta que participaram de ritual de dança e música, que, para os índios, é símbolo de purificação espiritual. “Foi uma oportunidade de interação e aprendizado sobre as dificuldades, hábitos e vivências daquele povo”, afirma.
O grupo encerrou a viagem com almoço de confraternização, em que pôde saborear o prato típico da região, o peixe do rio Paraná. O coordenador comenta que uma nova viagem será agendada, para a entrega do material escolar arrecadado pelo curso em prol daquela comunidade indígena.
Fotos: Universifest Formaturas