UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Curso de História faz viagem de estudos a Guaíra

Publicado em: 24/04/2014 às 11:26

Roteiro passou por aldeia indígena, Museu Histórico, igreja de pedra, atelier Frei Pacífico, Teatro Barracão e ponte Ayrton Senna

Estudantes em visita à aldeia indígenadança e música
Em visita à aldeia indígena, estudantes participam de ritual de dança e música
Em visita à aldeia indígena, estudantes participam de ritual de dança e música
Passeio de barco contempla grandeza do rio Paraná
Grupo visita igreja construída com de pedras das Sete Quedas do Iguaçu
Estudantes conhecem cenário histórico de Guaíra
Acadêmicos arrecadam material escolar para escola indígena

Mais uma viagem de estudos foi organizada pelo curso de História da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel. O cenário histórico foi a cidade de Guaíra, as margens do rio Paraná. Fez parte do roteiro a visita ao atelier Frei Pacífico, contemplando exposição de obras de arte em madeira e cerâmica, uma representação da cultura guarani.

O grupo visitou o Museu Histórico de Guaíra, que tem grandioso acervo de imagens, objetos históricos e artefatos indígenas; o Teatro Barracão, instalado em um antigo prédio que serviu de depósito de erva-mate, hoje restaurado; e a igreja de pedra, construída pela comunidade com pedras das Sete Quedas do Iguaçu.

No passeio, os alunos assistiram documentário sobre as Sete Quedas e ouviram relatos sobre a antiga Vila Jesuítica Guarani, em Ciudad Real Del Guairá. A excursão permitiu um tour de barco pelo rio Paraná, percorrendo ilhas e lagoas, passando pela ponte Ayrton Senna, o início do Pantanal, até a represa da barragem de Itaipu. O trajeto foi marcado por canções que enaltecem a cultura e história da região, e por lendas, como a da cobra grande.

Na terra, que nos primórdios pertencia aos indígenas, não podia ficar de fora a visita à aldeia guarani - casa de reza e escola. O coordenador do curso, professor Fausto Irschlinger, acompanhou os alunos e conta que participaram de ritual de dança e música, que, para os índios, é símbolo de purificação espiritual. “Foi uma oportunidade de interação e aprendizado sobre as dificuldades, hábitos e vivências daquele povo”, afirma.

O grupo encerrou a viagem com almoço de confraternização, em que pôde saborear o prato típico da região, o peixe do rio Paraná. O coordenador comenta que uma nova viagem será agendada, para a entrega do material escolar arrecadado pelo curso em prol daquela comunidade indígena.

Fotos: Universifest Formaturas

Redes sociais>