Você está aqui: Notícias > Umuarama: unipar organiza encontro de comunicação
Umuarama: unipar organiza encontro de comunicação
Publicado em: 13/05/2010 às 16:42
O Encomun, que chega à décima primeira edição, abordará assuntos pertinentes, que prometem aguçar o interesse de estudantes e profissionais da área
Na próxima semana, o curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense realiza em Umuarama o 11º Encomun (Encontro de Comunicação Social da Unipar). Empenhado com os preparativos do evento, o coordenador, professor Rodrigo Oliva, diz que o debate será bastante produtivo, já que os temas são oportunos e sintonizados com o momento, marcado pela necessidade de trocas de informações e produção de conhecimento.
Serão três noites (terça, 18, quarta, 19, e quinta, 20) de palestras, com profissionais experientes, entre eles Rodrigo Cierco, diretor regional do Ibope. Ele vai falar sobre audiência nos meios de comunicação, focado em nova metodologia de aferição.
O tema de abertura está entre os mais pertinentes: ‘Comunicação no interior: acabando com o complexo de inferioridade’. No material de divulgação, os organizadores assim justificam: “Não é apenas o avanço da tecnologia ou a internet banda larga que nos tornou mais competitivos. O que sempre importou foram as boas idéias”.
A interface entre moda e comunicação também entra na pauta, com a palestra ‘Do design à emoção’. A convidada para abordar o assunto é a empresária Ana Paula Castilho, da Agência Pubblicitè. Ela deverá focar o que está por trás do produto de moda. No folder, a justificativa: “Muito se aprende sobre como desenvolver produtos com conceito e de acordo com as tendências. Mas o segredo do sucesso de uma marca de moda está na necessidade emocional do consumidor”.
O objetivo do evento, segundo o coordenador, é oportunizar, para estudantes e profissionais da região, momentos de discussão de assuntos importantes para atualização de conhecimentos e integração dos participantes. “A Universidade tem este compromisso e nós procuramos cumpri-lo, organizando um evento sintonizado com as perspectivas regionais”, afirma.
As palestras acontecem no Campus Tiradentes (Campus III), no auditório. As inscrições vão ser recebidas na coordenação do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, da Unipar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3621-3822.
CONFIRA PROGRAMAÇÃO DO 11º ENCOMUN Saiba quem vem e o que abordarão as palestras
TERÇA, 18, às 19 horas, o professor universitário Harrison Brait Banna, da Jump Comunicação/Maringá, fala sobre ‘Comunicação no interior - acabando com o complexo de inferioridade’. Pós-graduado em Comunicação Audiovisual pela PUCPR, ele defende a importância das boas ideias frente ao avanços da tecnologias. Às 21 horas a palestra é com Edgar Almeida, gerente de marketing do Grupo Morena Rosa. Pós-graduado em MBA em Administração de Organizações pela USP, ele aborda ‘O sucesso no trabalho do profissional de marketing e publicidade’, analisando experiências e estratégias.
QUARTA, 19, às 19 horas, Rodrigo Cierco, diretor regional do IBOPE vem de Curitiba para falar sobre ‘Audiência nos meios de comunicação’. Ele apresenta a metodologia de aferição de audiência para os meios televisão, rádio e internet (ênfase em TV), descrevendo o novo serviço AEF Especial e serviços Monitor e TGIndex. Às 21 horas a gestora de moda e estilo da Agência Pubblicitè – Comunicação e Marketing, Ana Paula Castilho, discorre sobre ‘Do Design à emoção’, destacando que o segredo do sucesso de uma marca de moda está na necessidade emocional do consumidor.
QUINTA, 20, às 19 horas, o coordenador comercial da RPC TV Imagem, Marcos Rodrigues Malheiro, foi convidado para falar sobre ‘Meio TV, práticas e formatos comerciais’. Às 21 horas, o convidado é o comunicólogo Leonardo Revesso, diretor proprietário da agência Salla Comunicação, de Umuarama. Ele aborda ‘Pequena agência: com parcerias estratégicas dá para ser grande’, destacando o papel do publicitário como construtor de imagem dentro da pequena agência (como explorar os recursos locais disponíveis, quanto investir em produção, como integrar os meios disponíveis e estabelecer parcerias).