UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Concurso de luminárias estimula criatividade de estudantes

Publicado em: 19/04/2014 às 18:00

Na disciplina Objeto e Ambiente, turma do 4º ano de Arquitetura foi desafiada a executar projetos com design arrojado e inovador

Professora Paula Gomes (de amarelo), que coordenou os trabalhos, com a equipe da luminária ‘A Sombra do Tempo’, vencedora do concurso
Professora Paula Gomes com a equipe da luminária ‘As Curvas da Luz’
Professora Paula Gomes e a equipe da luminária ‘Light Sticks’
Exposição atraiu atenção dos colegas de curso
Exposição atraiu atenção dos colegas de curso
Exposição atraiu atenção dos colegas de curso
Exposição atraiu atenção dos colegas de curso
Exposição atraiu atenção dos colegas de curso
Exposição atraiu atenção dos colegas de curso
Exposição atraiu atenção dos colegas de curso
Exposição atraiu atenção dos colegas de curso
Equipes durante apresentação dos protótipos
Equipes durante apresentação dos protótipos
Equipes durante apresentação dos protótipos
Equipes durante apresentação dos protótipos
Equipes durante apresentação dos protótipos
Equipes durante apresentação dos protótipos
Equipes durante apresentação dos protótipos
Equipes durante apresentação dos protótipos
Concurso instiga criatividade dos estudantes

Com a temática ‘Desenhando a Luz’, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, promoveu mais uma edição do Concurso de Luminárias. Divididos em grupos, estudantes do 4º ano foram desafiados a criar luminárias com design moderno e inovador.

“Durante o bimestre, eles elaboram o projeto em sala de aula. Em seguida, colocam em execução, desenvolvendo o protótipo de um objeto de design, neste caso a luminária”, explica a professoa Paula Gomes, que ministra a disciplina Objeto e Ambiente.

Nove equipes participaram e criaram as luminárias com nome e logomarca. Depois de prontos, os trabalhos foram colocados em exposição para apreciação das outras turmas e avaliação de uma banca de jurados formada por professores.

“Nosso propósito com essa atividade é aguçar a criatividade dos alunos, fazendo com que eles aprofundem ainda mais os contéudos da matéria, como identificar, estudar, analisar e criar um objeto de design que deixe um ambiente mais atraente e aconchegante”, afirma a professora.

Criatividade, função, conceito, estética, temática de construção foram os critérios avaliados. Depois que cada grupo apresentou o design e a função do protótipo, os jurados escolheram os vencedores. As equipes das luninárias ‘A Sombra do Tempo’ e ‘As Curvas da Luz’ empataram em primeiro lugar; a ‘Light Sticks’ ficou em terceiro.

“Foi um desafio para todos nós; desenvolvemos a ideia, porém executar o projeto foi mais difícil. Mas valeu a pena o esforço, porque no final deu tudo certo. As outras turmas elogiaram nosso trabalho, que também agradou os professores”, comemora o estudante Jhonatam Fraile. Os vencedores ganharam certificado.

“O resultado foi surpreendente, superou as expectativas. Todas as equipes entenderam o objetivo e se dedicaram na elaboração e construção dos projetos”, elogia a coordenadora do curso, professora Caroline Salgueiro, que acompanhou o concurso.

Redes sociais>