Você está aqui: Notícias > Umuarama: Concurso de luminárias estimula criatividade de estudantes
Umuarama: Concurso de luminárias estimula criatividade de estudantes
Publicado em: 19/04/2014 às 18:00
Na disciplina Objeto e Ambiente, turma do 4º ano de Arquitetura foi desafiada a executar projetos com design arrojado e inovador
Com a temática ‘Desenhando a Luz’, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, promoveu mais uma edição do Concurso de Luminárias. Divididos em grupos, estudantes do 4º ano foram desafiados a criar luminárias com design moderno e inovador.
“Durante o bimestre, eles elaboram o projeto em sala de aula. Em seguida, colocam em execução, desenvolvendo o protótipo de um objeto de design, neste caso a luminária”, explica a professoa Paula Gomes, que ministra a disciplina Objeto e Ambiente.
Nove equipes participaram e criaram as luminárias com nome e logomarca. Depois de prontos, os trabalhos foram colocados em exposição para apreciação das outras turmas e avaliação de uma banca de jurados formada por professores.
“Nosso propósito com essa atividade é aguçar a criatividade dos alunos, fazendo com que eles aprofundem ainda mais os contéudos da matéria, como identificar, estudar, analisar e criar um objeto de design que deixe um ambiente mais atraente e aconchegante”, afirma a professora.
Criatividade, função, conceito, estética, temática de construção foram os critérios avaliados. Depois que cada grupo apresentou o design e a função do protótipo, os jurados escolheram os vencedores. As equipes das luninárias ‘A Sombra do Tempo’ e ‘As Curvas da Luz’ empataram em primeiro lugar; a ‘Light Sticks’ ficou em terceiro.
“Foi um desafio para todos nós; desenvolvemos a ideia, porém executar o projeto foi mais difícil. Mas valeu a pena o esforço, porque no final deu tudo certo. As outras turmas elogiaram nosso trabalho, que também agradou os professores”, comemora o estudante Jhonatam Fraile. Os vencedores ganharam certificado.
“O resultado foi surpreendente, superou as expectativas. Todas as equipes entenderam o objetivo e se dedicaram na elaboração e construção dos projetos”, elogia a coordenadora do curso, professora Caroline Salgueiro, que acompanhou o concurso.