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Umuarama: Atividade de Pedagogia destaca a importância do brincar
Publicado em: 08/04/2014 às 18:21
Relato de experiências vividas por estudantes na infância contribui no aprendizado acadêmico
A importância do brincar no desenvolvimento infantil é motivo de reflexão e acaba se tornando tema de diversos estudos. Especialistas em educação afirmam que brincar é fundamental para a criança porque, além de desenvolver o aspecto físico, mental e emocional, é brincando que ela aprende a ser adulta.
De acordo com pesquisa realizada pela ABBri (Associação Brasileira de Brinquedotecas), a criança é um ser concreto que pensa, elabora suas próprias ideias e constrói sua trajetória durante o processo de crescimento. E para que isso ocorra de forma satisfatória, a brincadeira tem fundamental importância, pois é por meio dela que a criança conhece, aprende, se relaciona, se prepara para o mundo.
“O brincar é essencial para a formação da criança porque ajuda na sua estruturação emocional. É brincando que ela aprende a ter autoestima, a lidar com sentimentos como a frustração, o medo, a insegurança; são aprendizados emocionais absolutamente importantes para se viver com equilíbrio na vida adulta”, opina a professora Lucyelena Amaral Picelli, que ministra a disciplina ‘Dinâmica Lúdica’ no curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar.
Recentemente, a docente prôpos à turma do segundo ano uma atividade bem criativa: o resgate histórico do brincar. “Para que o pedagogo seja um promotor da ludicidade infantil, é necessário que ele tenha brincado e que recorde os benefícios que esse brincar lhe proporcionou enquanto criança, principalmente nos aspectos afetivo/social e cognitivos”, diz a educadora.
Diante desta afirmação, ela explica que o trabalho busca resgatar experiências e fatos históricos lúdicos dos estudantes por meio do relato sobre um brinquedo com o qual cada um brincou nos tempos de criança. “Com isso, queremos trazer à tona as lembranças dos momentos lúdicos vivenciados na infância de cada um”.
Os estudantes então foram convidados a trazer os brinquedos que representaram a sua infância e uma foto atual com o brinquedo que mais marcou aquela época. Depois, cada um contou um pouco de sua história - de quem ganhou o brinquedo e como era brincar com ele.
“Até hoje guardo com carinho o Melocoton, um bichinho de pelúcia que ganhei do meu pai em uma ceia de Natal. Ele era mascote do Programa da Eliana, do SBT, e ficava encantada toda vez que o via na televisão. Foi o brinquedo que marcou minha infância porque tive que mudar meu comportamento para merecê-lo”, recorda a aluna Natália Rodrigues.
O estudante Leonardo Trevisan diz que também tem um brinquedo que o remete a boas lembranças. “Meu primeiro brinquedo foi uma carreta que ganhei do meu avô quando tinha um ano de idade. Meu pai conta que me colocava dentro dela e saia me puxando...era pura diversão”.
Por ser filha primogênita, a colega Regiane Cristina Prazeres afirma que teve muitos brinquedos, mas um foi especial: “Aos nove anos fiquei doente e passei por um tratamento difícil e prolongado. Para me animar, meu avô me presenteou com uma boneca; e como ele me chamava de Tata, coloquei o mesmo nome nela”.
Já a diversão favorita da aluna Sarah Rodrigues Favaro era ir à casa da avó e brincar de fazer ‘comidinha’. “Ela comprou umas panelinhas e quando chegavámos já corríamos para brincar; adorava quando ela nos dava comida de verdade para colocar dentro das panelas”.
Para a professora, o exercício proporcionou um bom debate em torno do tema: “Esse tipo de experiência, quando aplicado na escola como proposta de aprendizagem, pode resgatar o universo lúdico infantil, colaborando de maneira prazerosa, tanto para o professor quanto para o aluno”.
Brinquedoteca
Consciente da importância do brincar na formação da criança, o curso de Pedagogia da Unipar desenvolve o projeto de extensão Brinquedoteca, ligado à ABBri (Associação Brasileira de Brinquedoteca). O espaço lúdico, dividido em ambientes para as crianças se divertirem livremente com jogos, brinquedos e atividades diversificadas, está aberto à comunidade. Além de promover diversão, recreação e lazer, o projeto visa à melhoria dos laços afetivos e de aprendizagem das crianças. Para participar das atividades não é necessário realizar inscrição, basta comparecer na Brinquedoteca, que fica na Avenida Tiradentes, em frente ao Câmpus III da Unipar. O espaço funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 e, aos sábados, das 13h30 às 17h30. Para outras informações sobre as atividades ligue 44 3621-3831.