Você está aqui: Notícias > Odontologia realiza megatriagem do projeto Dentista do Bem
Odontologia realiza megatriagem do projeto Dentista do Bem
Publicado em: 08/04/2014 às 16:05
Triagem contempla jovens de baixa renda; ação se deu em todo o Brasil e, em Cascavel, aconteceu na clínica de cirurgia da Unipar
A cidade de Cascavel participou mais uma vez da megatriagem do projeto Dentista do Bem, uma parceria da Turma do Bem e Oral-B. As triagens foram realizadas na Clínica Odontológica da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, pelas responsáveis técnicas. A ação aconteceu no dia 25 de março em todo o Brasil e em outros dez países da América Latina e Portugal.
Toda a mobilização tem por objetivo identificar crianças e adolescentes (entre 11 e 17 anos), de baixa renda, com necessidade de tratamento odontológico. Os casos prioritários serão selecionados pela Turma do Bem em São Paulo, que enviará uma carta encaminhando os jovens para os cirurgiões-dentistas voluntários, que farão o tratamento gratuito até que completem 18 anos.
Cerca de 150 triagens foram realizadas, na Unipar e no Eureca – serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes – bairro Interlagos, facilitando o atendimento social à comunidade.
A coordenadora Regional da Turma do Bem em Cascavel, Cristina Miura, destaca que, além da triagem dos jovens para o projeto, alguns casos foram repassados à clínica de cirurgia da Unipar, agendando atendimentos para outras faixas-etárias e necessidades de tratamento. “A participação da Unipar foi fundamental por ser um centro de referência na cidade”, elogia.
A cirurgiã-dentista explica, ainda, que serão chamados os casos mais urgentes, problemas estéticos e funcionais, com necessidade de uso de aparelho ortodôntico: “Será uma atuação em conjunto com as várias especialidades odontológicas, atendendo, preferencialmente, pessoas que têm dificuldades de ingressar no mercado de trabalho, devido à estética comprometida e falta de condições financeiras para o tratamento”.
A adolescente, Jussara da Costa Jahn, 15 anos, se enquadra nos quesitos de urgência. A garota fraturou o dente anterior e necessita de tratamento de canal e prótese. Ela conta que perdeu duas vagas de emprego e que se sente triste: “Vai ser bem melhor, vou poder sorrir, trabalhar e conversar mais com os colegas na escola, pois sinto vergonha. A expectativa é que eu consiga”.