Você está aqui: Notícias > Umuarama: Fórum Pedagógico discute melhorias para graduação de Psicologia
Umuarama: Fórum Pedagógico discute melhorias para graduação de Psicologia
Publicado em: 07/04/2014 às 15:33
Interação entre ex-alunos e graduandos também fez parte das atividades; mais de 200 participaram
Coordenação, professores e estudantes se encontraram no 11º Fórum Pedagógico e o 10º Encontro de Egressos do curso de Psicologia da Universidade Paranaense – UNIPAR, Unidade de Umuarama. Áreas de atuação, exigências do mercado de trabalho, a importância do ensino superior e outros assuntos se tornam pertinentes em dias de discussão da formação acadêmica. O evento contou com mais de 200 participantes (entre 24 e 26/03).
A coordenadora do curso, professora Danielle Barreto, abriu os trabalhos ressaltando a importância do Fórum para a formação acadêmica. O diretor da Unidade, professor Nilvio Ourives dos Santos, e a diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde, professora Irinéia Bareta, prestigiaram.
Corpo docente e discente discutiram tópicos como organização curricular, projetos de pesquisas, ensino e extensão, estágios, atividades complementares, ênfase do papel do líder, do tutor e do colegiado e atualizações do curso. Também foi abordado o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e a importância da participação coletiva nos eventos e projetos da graduação.
Após as discussões foram elaboradas propostas para melhorias do projeto político-pedagógico do curso. “É um momento em que apresentamos o curso e trocamos ideias, debatendo sua filosofia e como ele se organiza dentro da Instituição”, destacou a coordenadora.
No Encontro de Egressos, os ex-alunos e psicólogos Jéssica Paula da Silva Mendes, mestranda da UEM, Maria Luisa Ribeiro, da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social de Umuarama, Raquel Vieira, da Apae, Cíntia Daiane Richert, do Abrigo Tia Lili, e Dione Fernando de Aguiar e Sabrina dos Santos da Silva, ambos do Cras, foram convidados para dividir com os futuros psicólogos suas experiências na profissão, desde o trajeto na UNIPAR até os dias atuais.
“Esta discussão é importante para o acadêmico conhecer as possibilidades emergentes de atuação do psicólogo e as novas demandas mercadológicas da profissão”, destacou a coordenadora.