Você está aqui: Notícias > Cascavel: Palestra reflete sobre a Jurisdição no contexto filosófico
Cascavel: Palestra reflete sobre a Jurisdição no contexto filosófico
Publicado em: 04/04/2014 às 14:45
Tema foi abordado pelo desembargador de Justiça José Laurindo de Souza Netto, de Curitiba
Com o desígnio de trabalhar temas de interesse coletivo e complementar os conhecimentos produzidos no contexto da Universidade, o curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, realizou seu Fórum Pedagógico 2014.
Para o diálogo foi convidado o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, José Laurindo de Souza Netto, que propiciou pensar a Jurisdição, sua contextualização hermenêutica filosófica e os direitos humanos.
Em sua discussão Netto questionou até que ponto é válida a criação judicial do Direito. “A justiça é subjetiva, cada cabeça é uma sentença, então, como as pessoas vão saber de que forma pautar o comportamento cotidiano sem que haja uma uniformidade no tratamento dessas questões”, refletiu.
Outro ponto abordado foi a responsabilidade dos juízes quanto à tutela efetiva dos direitos humanos, para viver uma sociedade mais justa e igualitária. Segundo o desembargador, faz-se essencial não apenas o conhecimento técnico-jurídico, mas multidisciplinar, como a sociologia e a filosofia, possibilitando uma visão crítica da realidade, para uma jurisdição transformadora.
O objetivo com a temática, conforme explica, é proporcionar aos estudantes mais consciência ideológica e menos ciência: “Somos seres do não mais e do ainda não, pois o velho já morreu, mas o novo não nasceu. Vivemos mudanças aceleradas, globalização, e aí a necessidade de tutela de direitos”, sentenciou.