Você está aqui: Notícias > Campanha de doação de sangue da Unipar sensibiliza estudantes
Campanha de doação de sangue da Unipar sensibiliza estudantes
Publicado em: 02/04/2014 às 18:00
Veteranos e calouros praticaram o gesto de solidariedade para salvar vidas; campanha continua no Hemonúcelo
Todo início do ano letivo a Universidade Paranaense – Unipar mobiliza seus alunos para participarem do “Trote Solidário”. A intenção é motivá-los a fazer o bem. Assim, calouros e veteranos deixam de lado atitudes agressivas, antipáticas, para se envolver em campanhas filantrópicas. Faz isso há mais de dez anos.
Neste, os novos alunos da Unidade de Umuarama foram incentivados a doar fraldas e livros, que serão repassados ao Hospital do Câncer e à escola municipal Tempo Integral, respectivamente. No conjunto de ações está também a campanha de doação de sangue, realizada em parceria com os hemonúcleos do Paraná. Nela, estudantes perdem o medo da agulha e abraçam a causa, colaborando para aumentar o estoque dos bancos de sangue e, ao mesmo tempo, conseguindo horas extracurriculares em ação social (válidas para o currículo).
Em Umuarama, mais de 100 estudantes compareceram para fazer a doação. As coletas aconteceram no Laboratório de Semiologia do curso de Enfermagem (Câmpus-Sede) e no Laboratório de Avaliação Física do curso de Educação Física (Câmpus III).
Fabiano Orso de Souza, que cursa o quinto ano de Enfermagem, vê na iniciativa a oportunidade de ajudar a quem precisa: “Estou feliz por isso. Já sou doador; faço isso a cada quatro meses”. A colega de sala e estagiária do Centro de Saúde Escola, Nayara Viotto Barbosa, também aderiu. “Essa é a quarta vez que venho aqui; tenho consciência do meu papel como cidadã. Hoje estou doando, mas amanhã, quem sabe, eu também precise da ajuda de um doador”.
Dhiene Aparecida Pereira, do curso de Psicologia, doou pela terceira vez: “É um gesto tão simples por uma grande causa. Estou fazendo a minha parte e ajudando a salvar vidas, além de ganhar o certificado de horas extracurriculares”.
A coordenadora do PIAE (Programa Institucional de Atenção ao Estudante), professora Giuliana de Oliveira Teixeira, está à frente dos trabalhos. “Percebemos que a cada ano nosso aluno está mais consciente, pois atenderam nosso chamado. Isso nos motiva a continuar investindo nesta ação, que tem o dever de despertar em cada um de nós o senso solidário”, ressaltou, acrescentando que a campanha continua e os estudantes interessados em fazer a doação podem se dirigir ao Hemonúcleo.
Para o diretor do Hemonúcleo Umuarama, Cláudio Francisconi, a iniciativa é muito bem-vinda. “A ação solidária que educa e conscientiza não só os estudantes da Unipar, mas também de outras instituições de ensino, demonstra um gesto de cidadania que beneficia aqueles que precisam de sangue”, afirma, reconhecendo que as doações dos universitários ajudam a suprir a grande demanda da cidade e região.