UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Projeto auxilia empresas a adotar medidas de redução de custos

Publicado em: 31/03/2014 às 17:30

Iniciada há 14 anos, assessoria é prestada por estudantes do curso de Ciências Contábeis

Coordenador do projeto, professor Gervaldo Campos, em reunião com equipe para definir ações
Integrantes do projeto se reúnem para definir ações
Integrantes do projeto se reúnem para definir ações
Integrantes do projeto se reúnem para definir ações
Integrantes do projeto se reúnem para definir ações
Donos de empresas participam de palestra sobre o projeto Lacus
Esduante Andressa Cristyna Cornélio: “É um aprendizado enriquecedor, que vamos levar conosco depois da formação”
Estudante Alisson Rodrigo da Silva: “O projeto nos coloca de frente com o mercado de trabalho”

O índice de pequenas e microempresas criadas no Brasil que sobrevivem aos primeiros dois anos de existência é 75,6%, segundo estudo ‘Sobrevivência das Empresas’ realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Ou seja, a cada 100 empresas, 24 não conseguem continuar no mercado e acabam fechando as portas.

Várias são as causas que justificam esse resultado, como falta de planejamento, criatividade, afinidade com a atividade, capital de giro, pesquisa de mercado, segmentação do público-alvo e aproveitamento das oportunidades. Para auxiliar no processo de gestão de um negócio, o curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, desenvolve o projeto de extensão universitária Lacus (Laboratório de Ambiência em Custos).

Iniciado no ano de 2000, tem como foco principal assessorar empresas na discussão de situações reais dos custos de serviços e produtos como ferramenta de gestão na busca do sucesso empresarial. “Firmamos convênios com empresas de Umuarama e região com o intuito de estudar e propor alternativas de gestão de custos e identificar as ferramentas mais adequadas para aumentar a lucratividade”, explica o coordenador do projeto, professor Gervaldo Campos.

Os trabalhos de assessoria são realizados por estudantes do terceiro e quarto anos do curso, que aplicam na prática as teorias aprendidas em sala de aula. O grupo realiza levantamentos de dados nas empresas conveniadas e trazem para discussão no laboratório, com objetivo de encontrar caminhos para a redução de custos.

Nesses 14 anos de atividade, o projeto já beneficiou entidades sem fins lucrativos, empresas de pequeno porte e microempreendedores, como artesãos, feirantes. Dono da Brás Fibras - indústria de produtos em fibra de vidro - Marcos Antonio da Silva recebeu assessoria dos universitários e afirma que a ajuda foi muito válida.

“Os alunos vieram na nossa empresa e conheceram todo o processo de fabricação e comercialização do produto final. Depois nos deram várias dicas e ideias para aumentar a margem de lucros; o resultado foi muito. Montei uma planilha de custos e até hoje procuro utilizar tudo o que aprendi com eles”.

Alessandra Horácio tinha uma fábrica de confecções na cidade vizinha de Pérola e também foi contemplada com o projeto, no ano de 2012. “Tinha muitas dúvidas sobre como reduzir os custos das peças de roupas, mas com as orientações que recebi dos alunos aprendi a planejar mais o capital usado na produção”, conta. Para os estudos, os integrantes do projeto têm à disposição computadores com softwares modernos e uma biblioteca com muitos livros sobre o assunto. Na semana passada, a equipe participou da primeira reunião, que tem como foco traçar os planos que serão colocados em prática no decorrer do ano letivo.

As empresas interessadas pelos serviços do Lacus podem obter mais informações pelo telefone (44) 3621-3863.

Aprendizado acadêmico

Durante o ano letivo, além dos conteúdos vistos em sala de aula, os estudantes do curso de Ciências Contábeis envolvidos no projeto Lacus (Laboratório de Ambiência em Custos) também participam de cursos, palestras e seminários sobre gestão de custos, ministrados por professores e profissionais experientes. “Com isso, eles ficam mais preparados para prestar a assessoria às empresas. E esse contato com o mundo real do empreendedorismo fortalece ainda mais a formação acadêmica”, enaltece o professor Gervaldo Campos. A aluna do terceiro ano, Andressa Cristyna Cornélio, concorda. “É uma chance de praticarmos os conhecimentos do curso. E esta experiência de conhecer passo a passo o funcionamento da empresa e criar formas para diminuir os custos e aumentar os lucros é um aprendizado enriquecedor, que vamos levar conosco depois da formação”. “Muitos estudantes saem da universidade sem ter vivenciado a realidade da profissão; aqui é diferente. E o Lacus é apenas um dos diversos projetos que nos coloca de frente com o mercado de trabalho”, emenda o colega de sala, Alisson Rodrigo da Silva.

Redes sociais>