Cascavel: Coordenador de História conquista título de doutor pela UFPR
Publicado em: 28/03/2014 às 18:05
Após quatro anos de pesquisa, Fausto Irschlinger comemora ao lado de colegas e estudantes
O quadro de docentes da Universidade Paranaense – Unipar ganha mais um doutor. O coordenador do curso de História da Unidade de Cascavel, professor Fausto Irschlinger, defendeu sua tese recentemente e, aprovado pela banca, recebeu o título pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), após quatro anos de pesquisa.
A tese, intitulada ‘Crise e redenção: sensibilidades histórico- religiosas na construção de um projeto de Brasil (1920 – 1950)’, foi orientada pelo doutor Euclides Marchi. A banca avaliadora reuniu doutores de universidades federais e estaduais do Brasil, que parabenizaram o estudo e indicaram para publicação.
O docente destaca que o estudo é uma forma de contribuir para a formação da análise do discurso político-religioso na construção de um projeto de Brasil, tendo como base o pensamento de intelectuais do século XX, em especial, aborda a visão de Plínio Salgado.
“Discute-se a criação de conceito de identidade nacional, instituições públicas, religiões e política, relacionando às sensibilidades humanas, além da teoria psicanalítica e dos ideários de extrema direita - como o integralismo brasileiro; a partir da análise de biografias, demonstra uma concepção singular de História e uma nova possibilidade de pesquisa e do fazer História”.
Irschlinger também é orientador de Programa de Iniciação Científica e professor de pós-graduação na Unipar, além de participar de grupos de pesquisas federais, as quais são apresentadas no Brasil e no exterior.
Para cursar o doutorado, professor contou com auxílio do PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente) da Unipar.