Você está aqui: Notícias > Avaliação MEC: Curso de Direito conquista nota máxima
Avaliação MEC: Curso de Direito conquista nota máxima
Publicado em: 21/03/2014 às 18:00
Conceito é atribuído à infraestrutura de ponta, corpo docente de alto nível e busca pela excelência no ensino
Com 34 anos de trajetória, o curso de Direito se consolidou como um dos mais tradicionais da Universidade Paranaense – Unipar, Câmpus-Sede. São mais de três décadas cumprindo a missão de oferecer uma formação sólida, estruturada na ética e nos fundamentos jurídicos e sociais concernentes às atualidades do Direito. Essa busca incansável pela excelência na qualidade do ensino é evidenciada todos os anos, quando a graduação é uma das mais disputadas pelos candidatos no vestibular da Unipar.
E essa dedicação de professores e coordenação em formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho só poderia resultar em uma grande vitória: o reconhecimento do Ministério da Educação pelo trabalho desenvolvido. Na avaliação realizada no mês passado pela comissão do órgão, a graduação conquistou 5, conceito máximo concedido pelo MEC a um curso superior.
Esse resultado vem comprovar os dados da pesquisa realizada no ano passado por um dos mais conceituados jornais do Brasil, a Folha de São Paulo. No RUF (Ranking Universitário da Folha), entre instituições públicas e privadas, o curso aparece como o 1º melhor da região e 3º melhor do Paraná no quesito ‘mercado de trabalho’ e 1º melhor da região no ‘qualidade de ensino’. Ainda de acordo com a pesquisa, a Unipar está entre as 10 melhores Universidades do Sul do Brasil.
“Estamos muito felizes com este reconhecimento, fruto de um trabalho desenvolvido por toda a equipe da graduação, com apoio incondicional da Reitoria, que não tem medido esforços para formar profissionais diferenciados”, comemora o coordenador do curso, professor Valdecir Pagani. “A nota máxima vem coroar a reestruturação pela qual o curso passou nos últimos dez anos. Além do constante aprimoramento dos nossos professores, investimos em aparelhamento, nos laboratórios e no acervo da biblioteca”, argumenta.
Na avaliação da diretora do Instituto de Ciências Humanas, professora Fernanda Garcia Velasquez, esse sucesso comprova a excelência do ensino ofertado, que tem como premissa desenvolver habilidades técnicas e humanísticas, a partir da interpretação de fatos e textos jurídicos, com reflexões doutrinárias e jurisprudenciais.
“Nós da Instituição recebemos essa notícia como reconhecimento de um trabalho realizado com paixão e respeito, em prol de toda a comunidade acadêmica. Uma conquista atribuída à família Unipar, ou seja, aos colaboradores técnico-administrativos, ao corpo docente, à coordenação, diretorias e, principalmente, à Reitoria”, enaltece.
No quesito Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), o curso angariou nota 3 (equivalente a bom); no CPC (Conceito Preliminar do Curso), ficou com 4 (muito bom). A graduação ainda traz em seu currículo o conceito ‘Três Estrelas’ do Guia do Estudante da Revista Abril, publicado anualmente.
O excelente resultado também está sendo festejado pelos futuros bacharéis em Direito. “Saber que o nosso futuro profissional está em boas mãos nos deixa mais confiantes e animados para uma dedicação maior aos estudos”, diz a aluna do 2º ano, Kamila Campus.
Profissão em alta
Oferecido nos períodos diurno e noturno, o curso de Direito do Câmpus-Sede da Universidade Paranaense - Unipar é o que reúne o maior número de acadêmicos – em torno de 900 - comprovando que a profissão continua em alta e, por isso, a graduação é uma das mais concorridas. Para o coordenador, professor Valdecir Pagani, essa grande quantidade de estudantes é atraída pela credibilidade que o curso alcançou por sua qualidade. “Agora essa ‘injeção’ de ânimo [conceito 5] é um estímulo importante para nos dedicarmos com mais afinco ainda às ações de ensino-aprendizagem, pois demonstra que nosso trabalho é profícuo e que está no rumo certo. Vamos manter o esforço coletivo para conquistar novamente a nota máxima nas próximas avaliações”, entusiasma-se.