UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: estudantes de farmácia participam de debate sobre influenza a

Publicado em: 10/05/2010 às 15:56

Via videoconferência, foram colocadas em pauta estratégias para o enfrentamento da Influenza A e o papel do farmacêutico

Professores e estudantes de Farmácia em trabalho comunitário: debates incrementam conhecimentos que, posteriormente, são repassados à população

Via videoconferência, na 12ª Regional de Saúde de Umuarama, farmacêuticos e outros profissionais da área da saúde de todo o Paraná participaram de uma discussão sobre a epidemia da Influenza A (H1N1) no Estado. Foram avaliadas as estratégias de contenção da pandemia usadas no ano passado e as atividades desenvolvidas pelos farmacêuticos no enfrentamento da pandemia.

Os participantes também discutiram o que está sendo estruturado para este ano. Com o tema ‘O Farmacêutico no Enfrentamento da Influenza A’, o evento teve como objetivo relatar os trabalhos desenvolvidos na primeira fase da pandemia, nas diversas áreas de atuação do farmacêutico, preparar os profissionais para a próxima fase da pandemia de Influenza A (H1N1) e prover os farmacêuticos de conhecimentos para sua atuação profissional junto à população.

Acompanhados da professora Marina Gimenes, 17 acadêmicos de Farmácia do quarto ano participaram do evento, promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR), Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Paraná (Sindifar-PR), Associação Paranaense dos Farmacêuticos (Aspafar-PR), Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e Secretaria de Saúde do município de Curitiba. Abriram o evento, a presidente da CRF, farmacêutica Marisol Domingues Muro; o secretário de estado da Saúde do Paraná e secretário municipal da Saúde de Curitiba, médico Maurício Portella (representante da ASPAFAR); e a farmacêutica Lia Mello de Almeida, representando o SINDIFAR. Entre os temas abordados estavam ‘Conhecendo o vírus, as formas de transmissão e de prevenção’, ‘Fosfato de oseltamivir no tratamento da Influenza A (H1N1)’, ‘Vacina anti-influenza A (H1N1)’, ‘Diagnóstico laboratorial da Influenza A (H1N1)’, ‘A Assistência Farmacêutica frente a epidemia da Influenza A (H1N1)’, Políticas de medicamentos e assistência farmacêutica relacionadas à Influenza A (H1N1)’, ‘Organização dos serviços de assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde’, entre outros.

Redes sociais>