Você está aqui: Notícias > Medicina: Processo seletivo para residência atrai médicos de outros estados
Medicina: Processo seletivo para residência atrai médicos de outros estados
Publicado em: 07/03/2014 às 17:41
Candidatos de Rondônia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná disputaram seis vagas
Como era de se esperar, o processo seletivo para os programas de residência médica em Umuarama superou as expectativas. O concurso é uma das etapas exigidas pelo Governo Federal para que o curso de Medicina seja implantado no munícipio. Como a Universidade Paranaense é uma das instituições de ensino superior mais propensas a receber a graduação, a prova foi realizada no Câmpus-Sede da Unipar (em 22/02).
As seis vagas ofertadas - duas na especialidade de Pediatria, duas na de Cirurgia Geral e duas na de Clínica Médica - foram disputadas por 29 candidatos, vindos dos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rondônia, além do Paraná. Os graduados em Medicina responderam a um questionário com 100 perguntas objetivas, que abrangeram as áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social.
Mariana Menezes Rios veio de Araguari/MG para disputar uma das duas vagas na especialidade mais concorrida, a de Cirurgia Geral, que recebeu 16 inscritos. “Tenho um tio que trabalha como anestesiologista em Campo Grande/MS e ele que me falou sobre o concurso. Gostei da cidade e estou otimista quantou ao resultado”, diz a médica.
Outro candidato, Eduardo Jorge Verdelho, que é de Umuarama, se formou pela Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento da Região do Pantanal), de Amambaí/MS. “Terminei a graduação no ano passado e optei pela especialidade em clínica médica; se for aprovado, volto pra cá”.
Ex-aluna do curso de Farmácia da Unipar e graduada em Medicina pela Uningá, de Maringá, Amanda de Almeida se inscreveu para a especialidade de Pediatria. “Moro em Cruzeiro do Oeste e terminei o curso no ano passado. Como já conheço a Unipar, onde também fiz pós-graduação em Análises Clínicas, resolvi participar do concurso. Além de ficar perto da minha casa, a Instituição tem ótima estrutura e qualidade de ensino”, conta.
Estes programas de residência médica são um marco importante para a saúde de Umuarama e para a Unipar, que vem lutando pela implantação do curso com bons parceiros, como a prefeitura e os hospitais Cemil, Norospar e Instituto Nossa Senhora Aparecida. “Embora esteja ocorrendo no País diversos processos de seleção para residência médica, o número de participantes foi bem significativo”, ressalta a diretora de Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde da Unipar, Irinéia Baretta, que acompanha todos os trâmites burocráticos para a criação do curso.
O resultado do concurso já foi publicado em edital e pode ser conferido neste site, no link Residência Médica.
Medicina da Família e Comunidade
A equipe da Unipar já abriu as inscrições para mais um processo seletivo dos Programas de Residência Médica. Desta vez serão ofertadas duas vagas para a especialidade de Medicina de Familia e Comunidade (Instituto Nossa Senhora Aparecida). As inscrições podem ser feitas até terça-feira, dia 11. A prova será realizada no próximo dia 15. Mais informações podem ser obtidas neste site, no link Residência Médica, ou pelo telefone (44) 3621- 2836, da secretaria geral do Coreme (Comissão de Residência Médica), situado no Câmpus-Sede da Unipar, em Umuarama/Pr.