Você está aqui: Notícias > Avaliação Capes/MEC: Mestrado em Biotecnologia Aplicado à Agricultura conquista conceito 4
Avaliação Capes/MEC: Mestrado em Biotecnologia Aplicado à Agricultura conquista conceito 4
Publicado em: 06/03/2014 às 19:00
Nota máxima é cinco; avanço no índice de desenvolvimento posiciona programa entre os melhores do Brasil
Comprometimento com o futuro profissional e a vontade de fazer um curso cada vez mais voltado às necessidades do mercado de trabalho. É assim que podemos definir o programa de mestrado em Biotecnologia Aplicado à Agricultura da Universidade Paranaense – Unipar. E o resultado dessa preocupação em alcançar a excelência no que faz não poderia ser melhor. Com oito anos de trabalho e 54 mestres formados, o curso recebeu no final do ano passado o conceito 4 na avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior); a nota máxima é cinco.
Coordenação e corpo docente estão festejando a conquista. “Tínhamos o conceito três e estávamos trabalhando com afinco para subir esse índice; conseguimos. Este resultado é o reconhecimento da qualidade de pesquisa em nível nacional, colocando nosso mestrado em igualdade com os melhores do país”, comemora o coordenador, professor doutor Nelson Colauto.
Segundo ele, entre todos os cursos de mestrado avaliados pela Capes no país, o da Unipar se classificou em sexto lugar no quesito maior número de publicação por docente na área de ciências agrárias. “Quantidade não é sinônimo, necessariamente, de qualidade; mas, nesse aspecto, ficamos com a segunda maior colocação de qualidade de publicações”, atenta.
Ofertado desde 2006 no Campus-Sede, o mestrado é dirigido a graduados em Ciências Biológicas, Agronomia, Farmácia, Engenharia de Alimentos, Química, Medicina Veterinária, Nutrição, Zootecnia e áreas afins. Tem por meta formar professores, pesquisadores e profissionais para atuar na cadeia produtiva agrícola e na conservação da biota regional, fomentando o desenvolvimento de atividades científicas e biotecnológicas no campo das Ciências Agrárias.
Sua moderna infraestrutura conta com um horto medicinal e modernos laboratórios. O corpo docente é altamente qualificado, reunindo doutores e pós-doutores em agronomia, biologia celular, engenharia química, genética e ecologia.
O programa integra a área de Ciências Agrárias e compreende três linhas de pesquisa: Biotecnologia Aplicada à Microbiologia Agrícola, Biotecnologia Aplicada ao Melhoramento Vegetal e Coleta, Caracterização e Conservação de Germoplasma.
As aulas da nova turma começam hoje e ainda há vagas para os interessados que desejam entrar na área. As inscrições podem ser feitas no site www.unipar.br, link pós-graduação.
Primeiro doutorado
O excelente desempenho do mestrado em Biotecnologia Aplicado à Agricultura nesses oito anos trouxe mais frutos para a Unipar. A qualidade do curso refletiu diretamente na aprovação do primeiro doutorado da Instituição, que aborda a mesma área. “A seriedade do nosso mestrado permitiu que a proposta do doutorado fosse avaliado não como um projeto, mas como uma realidade e uma continuidade do que já vínhamos fazendo”, defende Colauto, que também coordena o programa. Ele reafirma que a escolha de um doutorado na mesma área do mestrado foi em consequência da alta qualidade do curso. “Para encaminhar uma proposta de doutorado ao MEC é necessário, primeiramente, que o corpo docente tenha atingido índices de publicação, entre outros aspectos, de altíssima performance e qualidade em nível internacional; isso nós tínhamos no mestrado”. O processo seletivo do programa já aconteceu.