Recepção Acadêmica: Estudantes são recebidos com atividades culturais
Publicado em: 27/02/2014 às 17:40
Em todas as Unidades, atividades são realizadas para dar as boas-vindas aos veteranos e calouros
A Universidade Paranaense – Unipar começou mais um ano letivo com muita animação e integração das turmas. Calouros e veteranos, matriculados em mais de setenta cursos de graduação da Instituição foram recebidos com atividades festivas, organizadas pelas equipes do PIAE (Programa Institucional de Atenção ao Estudante) e das diretorias de Unidades. Confira os principais.
Em Umuarama Mais de mil pessoas, entre estudantes das primeiras séries de todos os cursos e professores, lotaram o teatro Neiva Pavan Machado Garcia para prestigiar as atividades culturais. O Reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, abriu o evento. Ao dar boas-vindas aos calouros destacou a importância desse momento de integração entre alunos novos e a Universidade: “Estamos recebendo nossos calouros com fé, cultura e, acima de tudo, com palavras que vão edificar suas vidas. Para eles, é o primeiro contato com a Universidade; para nós, uma oportunidade de promover o autoconhecimento, essencial para o sucesso desses futuros profissionais”. O diretor, professor Nilvio Ourives dos Santos, e a coordenadora multicampi do Piae, professora Giuliana Marson, também discursaram. “A Unipar está aqui para ofertar um ensino de qualidade e condições para que os objetivos dos nossos estudantes sejam alcançados”, reforçou o diretor. Mensagens de motivação foram lembradas pelo giácomo Augusto Gaioski e pelo pastor Geremias Correa Júnior. A noite foi abrilhantada pelo ministério de música da PIB (Primeira Igreja Batista), que alegrou a plateia cantando louvores de adoração a Deus. As boas-vindas continuaram com o Coro Unipar, que apresentou trechos do ‘Encontros e Despedidas’. A noite também foi de muitas gargalhadas. Apresentando esquete teatral, o ator e coordenador da Companhia de Teatro Unipar, Luiz Fernando Guarnieri, arrancou muito riso dos convidados.
** Em Guaíra** Estudantes foram recepcionados por três personagens bem animados: o sol, o mundo e o rato. O trio divertiu a chegada de veteranos e calouros. A música da banda Salve Jorge deu o toque especial ao ambiente. Professores e funcionários distribuíram sorvetes e deixaram a recepção ainda mais alegre.
Em Paranavaí Faixas com mensagens de boas-vindas foram colocadas na entrada da Unidade. Nas salas, a diretora, professora Edwirge Franco, coordenadores e professores receberam os estudantes com palavras de otimismo. Os calouros também foram convidados para fazer um tour pelos ambientes especiais dos cursos. E como já é tradição, a direção da Unidade lançou mais uma edição do famoso Trote Solidário. Nesse ano serão arrecadadas caixas de leite para o Centro de Educação Infantil Filantrópicos de Paranavaí. Após a recepção, os estudantes puderam prestigiar um show de MPB com o cantor Luiz Maia. A noite ficou ainda mais agradável com a professora de teatro do Pibia, Gislaine Pinheiro, declamando poemas. Os estudantes do EaD (Educação a Distância) também foram recepcionados. O grupo conheceu a Instituição e as ferramentas utilizadas na modalidade, como a plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
Em Francisco Beltrão Coordenadores, professores e funcionários deram boas-vindas aos calouros e veteranos. A volta às aulas ficou mais animada com a apresentação do grupo musical Tom Maior e a companhia de dança Expressão Excêntrica. Pipoca e algodão-doce foram distribuídos. Em Toledo Um show com a cantora Flavia Moraes divertiu calouros, veteranos, professores e funcionários. Para as estudantes de Estética e Cosmética foi oferecido um workshop de personalização da imagem pessoal, ministrado pelo expert no assunto, Helio Merli.
Em Cascavel A direção recepcionou seus acadêmicos com show musical. Para dar boas-vindas aos calouros, veteranos, professores e funcionários foi convidada a banda Madame Lu, que animou a galera com apresentação de Rock. O diretor da Unidade, professor Gelson Uecker, falou do diferencial de Universidade e do compromisso com o ensino de qualidade, apresentando a todos os coordenadores dos cursos. Outras programações marcaram este início de ano letivo. O curso de Estética e Cosmética teve uma noite diferenciada, organizada pela turma da segunda série. Na prática, as calouras aprenderam técnicas de estética facial e corporal, sendo contempladas com limpeza de pele e massagem relaxante. Criatividade também não faltou na recepção da Psicologia. Os veteranos entregaram um ovo a cada calouro, que, por uma semana, deveria carregá-lo sem quebrar. O objetivo foi trabalhar questões relacionadas à responsabilidade e ao cuidado com o outro. Já os ingressantes da Arquitetura ganharam um paver embalado como presente. A brincadeira com o utensílio da construção Civil fez analogia ao compromisso e peso da profissão; pagaria prenda, quem não estivesse com o seu. A programação continua. Idealizado pelo curso de/ Enfermagem, o trote solidário ‘Calouro da Unipar não leva trote, doa sangue’ será realizado em março. Estudantes de todos os cursos estão convidados a doarem sangue. Palestra informativa será ministrada no dia 10, por representante do Hemocentro de Cascavel. Outra campanha solidária é a arrecadação de alimentos, que serão repassados a entidades de Cascavel.