Você está aqui: Notícias > Aulas começam com grande movimentação pelos câmpus
Aulas começam com grande movimentação pelos câmpus
Publicado em: 10/02/2014 às 17:30
Para marcar o início do ano letivo, diversas atividades estão sendo programadas; tour pelos ambientes especiais dos cursos está no roteiro
Depois de comemorar o sucesso do vestibular, considerado um dos melhores dos últimos anos, com mais de mais de oito mil candidatos, a Universidade Paranaense – Unipar está preparando uma série de atividades para a recepção acadêmica. E o clima é de euforia, já que o ano começa, para a Instituição, com cerca de 18 mil alunos matriculados (incluindo os da pós-graduação e do mestrado) e a expectativa de inaugurar, ainda este ano, o curso de graduação em Medicina. Nas primeiras instâncias, o projeto de implantação já foi aprovado.
Também tem sido fator de grande motivação o sucesso alcançado pelos cursos novos, como Engenharia Mecânica, que a Unipar está inaugurando em Umuarama, Engenharia Civil, em Paranavaí e Toledo, e Arquitetura e Urbanismo, em Toledo e Cianorte. A reabertura dos cursos de Moda e Nutrição no Câmpus-Sede se somam às comemorações.
Os trabalhos da recepção são organizados pelo PIAE (Programa Institucional de Atenção ao Estudante). Nas sete Unidades, veteranos e calouros estão sendo recpcionados pelos coordenadores e professores dos cursos. Banners e faixas com mensagens de boas-vindas foram colocados na entrada dos Câmpus. Também estão programados um tour pelos laboratórios, clínicas, bibliotecas e outros ambientes especiais, onde os novatos vão conhecer os projetos de ensino, pesquisa e extensão da Instituição.
Outro evento bastante aguardado é o tradicional ‘Trote Solidário’, que envolve todos os estudantes em lições de cidadania. Na ação, calouros e veteranos deixam de lado atitudes violentas para participar de campanhas filantrópicas. Além de doar fraldas, produtos de higiene pessoal e alimentos, que são repassados a entidades assistenciais, as turmas são incentivadas a participar da campanha de doação de sangue, realizada em parceria com os hemonúcleos do Paraná.
“Mais um ano letivo começou e estamos muito felizes em poder receber nossos estudantes para um calendário repleto de atividades. E estamos à disposição para auxiliar os calouros no que for preciso para adaptação ao mundo universitário”, afirma o diretor da Unidade-Sede, professor Nilvio Ourives dos Santos.
Capacitação docente
Na semana passada, antes do início das aulas, a Unipar promoveu em Umuarama um encontro com professores de todos os cursos. Durante três noites, eles se reuniram no teatro Neiva Pavan Machado para discutir assuntos voltados ao papel do docente no ensino superior. Docentes das Unidades de Cianorte e Guaíra também participaram.
O Reitor Carlos Eduardo Garcia e o diretor Nilvio Ourives dos Santos abriram o encontro organizado pelo Pró-Magíster. Em seguida, para falar sobre os planos de ensino, projeto pedagógico e as novas tecnologias foi convidado o professor Raulino Tramontin, que veio especialmente de Brasília/DF para dividir suas experiências com os professores da Unipar.
Outro tema discutido foi ‘Neurociência do aprendizado’, com a professora Debora de Mello Gonçales Santana, da Universidade Estaudal de Maringá. O encontro terminou com a professora da Unipar, Tereza Vieira, falando sobre ‘Educar para a diversidade’.