Você está aqui: Notícias > Umuarama: Professor participa de livro sobre parasitos de peixes de água doce
Umuarama: Professor participa de livro sobre parasitos de peixes de água doce
Publicado em: 05/02/2014 às 11:30
Luciano Gasques assina capítulo sobre aplicação da biologia molecular nos estudos de ictioparasitologia
Recém-lançado pela editora da Universidade Estadual de Maringá, o livro ‘Parasitologia de peixes de água doce do Brasil’ conta com a participação do professor do curso de Ciências Biológicas da Universidade Paranaense – Unipar, Luciano Gasques. A obra, que reúne textos de vários pesquisadores brasileiros, foi lançada em Maringá, em comemoração aos 30 anos de criação do Nupélia (Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura) e aos 40 anos do curso de Ciências Biológicas da UEM.
O docente é autor do capítulo ‘Das moléculas aos parasitos: a aplicação da biologia molecular nos estudos de ictioparasitologia’, escrito em parceria com os doutorandos Rodrigo Graça e Geza Souza, ambos da UEM. “Nosso objetivo foi descrever como as ferramentas de biologia molecular podem ser utilizadas nos estudos de parasitos de peixes de água doce”, explica o professor.
Um dos organizadores do livro é o ex-reitor da UEM, professor Gilberto Pavanelli. Segundo ele, a concepção do livro baseia-se no fato de haver ainda no Brasil uma grande carência de publicações sobre ictioparasitologia - estudo dos parasitos de peixes. “Apesar de o nosso país abrigar um número extremamente grande de peixes de águas interiores, existe poucas informações sobre seus parasitos”.
O docente ressalta ainda que, de acordo com pesquisas, estima-se que menos de um quarto das espécies de peixes brasileiras foi necropsiada com objetivo de se estudar sua fauna parasitária. “Além disso, apesar da responsabilidade de se prescrever medicamentos usados no combate aos parasitos de peixes ser dos médicos veterinários, poucos são os cursos de graduação que possuem em seu currículo disciplinas que contemplem a obtenção desses conhecimentos”.
A obra aborda aspectos da morfologia, ciclo evolutivo, técnicas de coleta, métodos de estudo, profilaxia e tratamento, entre outros, referentes aos grupos zoológicos em que se concentram os parasitos de peixes de água doce. Apresenta também considerações sobre outros assuntos atuais e necessários para o melhor entendimento das relações parasito-hospedeiros e das zoonoses que podem ser transmitidas pelo pescado ao ser humano.
Em dezembro do ano passado, Luciano Gasques concluiu o doutorado em Biologia Comparada, pela UEM.