Você está aqui: Notícias > Cascavel: Chefes de departamentos participam de capacitação
Cascavel: Chefes de departamentos participam de capacitação
Publicado em: 04/05/2010 às 15:20
Em contato com a natureza, os colaboradores puderam refletir sobre a vida profissional e pessoal. A atividade foi orientada pela psicóloga Sônia Pego, de Cianorte
‘Atitude não se compra... se desenvolve’. Este foi o tema do programa de treinamento de qualidade de vida no trabalho, desenvolvido pela Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus de Cascavel. Para ministrar a atividade, dirigida a chefes de setores, foi convidada a psicóloga Sônia Pego, de Cianorte.
Revista usada, tesoura, cola, barbante, canetinha e papel sulfite foram os materiais oferecidos para a dinâmica de grupo, que teve como objetivo promover uma reflexão sobre o papel de cada funcionário na Universidade.
De forma individual, foram recortadas palavras e figuras que representam o que foi vivenciado durante o tempo de trabalho na Instituição. Uns, com mais de dez anos de casa, e outros, com alguns anos ou meses. Todos com algo bom para testemunhar.
No decorrer da dinâmica, a psicóloga questionou: O que é relacionar-se? O que sou eu, enquanto comunidade? Enquanto pai de família? Enquanto igreja? E enquanto colaborador da UNIPAR?
Pós-graduada em saúde e qualidade de vida no trabalho, a palestrante destacou que, além de propor o conhecimento de si e do outro, a atividade exige respeito ao colega e aos seus sentimentos. “Cada um tem o seu momento e o seu espaço”, afirma, ressaltando que para se conviver em grupo é preciso respeitar regras.
Empenho e muito diálogo foram fundamentais para atingir o objetivo final: montar uma colcha de retalhos com o trabalho de cada um, prendendo com uma trança feita de barbante. “O trabalho foi muito rico. Adorei estar com vocês”, disse Sônia, acrescentando que a qualidade de vida no trabalho é um importante requisito para que a pessoa obtenha sucesso e satisfação.
A diretora do Campus, professora Débora Venturin, participou das provas. Segundo ela, é fundamental a integração entre a parte gestora, de coordenadores e funcional: “Com conhecimento do outro é mais fácil trabalharmos em equipe e, com apoio, quem tem a ganhar é a Instituição”.
No fim da tarde, todos demonstraram um espírito de leveza. O funcionário do Departamento de Vigilância e Segurança Patrimonial, Ney Alves, levou a experiência no coração: “Foi um máximo. É gratificante saber que convivemos com pessoas que têm habilidades diferentes e aprender a dar valor a cada um”.
Vários pontos foram levantados após a apresentação dos trabalhos. Segundo a psicóloga, cada um demonstrou uma preocupação. O que estamos fazendo para a engrenagem crescer? O que estamos deixando para os nossos filhos? O encerramento foi ao som da cantora Maria Rita, com a música Agora só falta você.
“Devemos cuidar bem da nossa vida, que está representada nesta colcha de retalhos”, aconselhou a palestrante. A atividade, que também comemorou o Dia do Trabalho, foi realizada na chácara Belleti, tendo como pano de fundo o verde da natureza e o cantar dos pássaros.