Você está aqui: Notícias > Cascavel: Cipa promove palestras de conscientização em saúde
Cascavel: Cipa promove palestras de conscientização em saúde
Publicado em: 06/01/2014 às 14:20
Dois temas foram abordados: HIV/Aids e acidentes de trabalho; funcionários de todos os setores participaram
Colaboradores da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, participaram de duas importantes palestras, em que foram abordados assuntos sobre HIV/Aids e acidentes de trabalho. A atividade foi proposta pelo Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
Um dos convidados para a discussão foi o assistente social do Cedip (Centro Especializados em Doenças Infecto-Parasitárias) de Cascavel, Juarez Girollete. Sua fala atentou para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e uso de preservativos, além de apresentar o que é o Cedip, os exames e atendimentos que realiza.
Segundo explica, o Cedip atua em duas áreas: assistência e prevenção. Na assistência oferece ambulatório Aids, ambulatório hepatites, ambulatório DST, ambulatório violência sexual, ambulatório infecto-geral, ambulatório infectologia pediátrica, assistência integral à gestante portadora de HIV/Aids e Hospital Dia; já a prevenção engloba o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), redução de danos, profissionais do sexo, vacinas, saúde e prevenção nas escolas, empresas e cursos de treinamento.
Sobre a tendência da epidemia, dados indicam que no Brasil é previsto um caso por família até 2020, prevalência em casais heterossexuais. Também destacou os sintomas das DST’s, como corrimento, ferida, verrugas, dor no ventre, dor ao urinar, coceira intensa nos órgãos genitais e mau cheiro.
O segundo tema, acidentes de trabalho, foi abordado pelo coordenador do curso de Biomedicina, professor Raphael Sahd. “Menos de um segundo ou centímetro separa você do susto, dor ou morte”, possibilitou a reflexão. O docente observou que os acidentes acontecem por vários motivos, podendo ser falha humana, violência no local de trabalho, sabotagem, brincadeiras de mau gosto, imprudência ou excesso de confiança, ocasionando traumatismos, fraturas, queimaduras ou óbito.
Também diferenciou acidente de incidente. “O primeiro é um acontecimento súbito, imprevisível, indesejado e inesperado; o segundo é considerado um episódio imprevisto, altera o desenrolar dos acontecimentos e sem conseqüências grave”, disse. Para encerrar, Sahd conscientizou sobre os fatores que envolvem o contexto dos acidentes de trabalho: riscos (físicos, químicos, biológicos e ergonômicos), causas (máquina, homem, ambiente), tipos (típico ou trajeto) e prevenção.