Você está aqui: Notícias > Cascavel: Semana da Matemática discute formação contemporânea
Cascavel: Semana da Matemática discute formação contemporânea
Publicado em: 18/12/2013 às 11:05
A abertura do evento foi com o professor doutor Dionísio Burak, de Ponta Grossa; o tema em questão ‘Modelagem Matemática’
‘Formação contemporânea de professores de Matemática’ foi a temática da 14ª Semana da Matemática, realizada recentemente pela Universidade Paranaense – UNIPAR, Unidade de Cascavel. Palestras, oficinas e apresentações de trabalhos científicos fizeram parte da programação, proporcionando refletir sobre o processo de ensino de matemática na atualidade. O evento foi aberto a acadêmicos e professores das áreas de Matemática e Educação de Cascavel e região. A palestra de abertura foi proferida pelo professor doutor Dionísio Burak, do programa de pós-graduação da Unicentro/Guarapuava e UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa). O tema abordado foi ‘Modelagem Matemática sob o ponto de vista da Educação Matemática’. O professor destacou tópicos, como o surgimento da educação matemática e sua natureza e metodologia, modelagem matemática em uma concepção de educação matemática e implicações da modelagem matemática nesta percepção para ensino básico. Segundo o palestrante, a metodologia de ensino parte de duas premissas – interesse dos estudantes e dados coletados a partir do interesse dos alunos, para a escolha de temas a serem trabalhados. “A dinâmica da sala de aula tem mudado, o aluno é corresponsável pela aprendizagem, ensino interdisciplinar e transdisciplinar; rompe o modelo linear de currículo, vem a favor das diretrizes, mais próximo da vivência do aluno e mais participação”, afirma Burak. Outros temas em questão foram ‘Conhecimentos matemáticos em ação: uma prática possível na escola’, com o professor João Luiz Ribas, da UEPG, e ‘A beleza e a arte da geometria fractal na construção de cartões’, com as professoras Alessandry Amaral e Vânia Krucoski, da QPM- Rede Estadual de Ensino – Quedas do Iguaçu. Os professores da Unipar também ministraram temas. Marcos Simoka discorreu sobre ‘Educação financeira e bolsa de valores como ferramenta para o ensino de Matemática’, e Marcelo Gimenes falou sobre ‘Fazendo Matemática na planilha’.