Você está aqui: Notícias > Umuarama: ‘Era uma vez’ agrada plateia que quase lota o teatrão
Umuarama: ‘Era uma vez’ agrada plateia que quase lota o teatrão
Publicado em: 12/12/2013 às 17:00
O colorido do figurino dos personagens valoriza a peça, que faz releitura de histórias infantis
Boa atuação dos atores e atrizes em longos diálogos; cenário singelo, mas criativo (com apoio multimídia); e figurino supercolorido e bem elaborado. Esses quesitos fizeram do ‘Era Uma Vez, em Busca da Felicidade’ um espetáculo cativante e divertido. Na plateia, gente de toda idade e de vários bairros de Umuarama.
Cerca de vinte atores da Companhia de Teatro Unipar, projeto coordenado pela Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação da Universidade Paranaense, entraram em cena para contar os delírios da menina Clara, que “viaja” por situações dramáticas, confusas e hilárias.
Ela tem por companheiros nessa caminhada conhecidos personagens da literatura infantil, como Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Zangado (dos 7 anões), Peter Pan, João e Maria, bruxa malvada e rei querendo se casar, Capitão Gancho e o Homem de Lata. Nos modos de expressão e nas falas, todos ganham toques de contemporaneidade, que provocam risos.
A protagonista é representada por Bruna Feitosa, estudante do curso de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, também autora da história e do roteiro. Outros universitários fazem parte do elenco, que reúne também ex-estudantes da Unipar e alunos de colégios da cidade (ensino fundamental e médio). A direção é do ator Luiz Fernando Guarnieri.
Foram nove meses de muitos ensaios, com exercícios de expressão facial, corporal e de voz e interpretação de texto. “Valeu cada minuto investido na preparação dos integrantes. Fiquei muito feliz com a resposta de todos. A maioria entrou para o grupo com nenhuma ou pouca experiência de palco e surprendeu”, disse Luiz Fernando, após a exibição da peça. Ele estava eufórico: “Se tivesse que dar uma nota, daria dez”.
Bonito também, segundo ele, foi a demonstração de simpatia do público: “Como foi atencioso, respeitoso! Com tudo isso, encerro a agenda de atividades deste ano realizado”. Luiz Fernando começou a trabalhar na Unipar em fevereiro, quando assumiu a coordenação do Pibia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística), investimento multicâmpus da Universidade Paranaense para estimular a arte e a cultura no meio acadêmico (revelando e lapidando talentos) e oferecer o produto deste investimento – no caso, os espetáculos – à comunidade (colaborando na formação da consciência crítica). “Há mais de dez anos esta missão vem sendo cumprida pela Unipar”, arremata o ator.