Você está aqui: Notícias > Umuarama: Pesquisa aponta descontrole financeiro na bovinocultura leiteira da região
Umuarama: Pesquisa aponta descontrole financeiro na bovinocultura leiteira da região
Publicado em: 12/12/2013 às 15:30
Estudantes visitaram 101 propriedades de pequeno e médio portes; 59% delas não têm controle das receitas e despesas
A produção de leite é considerada uma importante atividade dos agricultores de Umuarama e cidades vizinhas, já que a região concentra o maior rebanho bovino do Estado, com cerca de 1,5 milhão de animais. Entretanto, uma pesquisa realizada pela Universidade Paranaense – Unipar aponta um descontrole financeiro em propriedades de pequeno e médio portes, que exploram a atividade leiteira na região.
De acordo com os dados levantados, 59% das 101 propriedades rurais pesquisadas não têm controle das despesas e receitas da atividade. Apesar desta conclusão, o estudo também aponta que o negócio é a principal fonte de renda de 70% dos produtores.
A pesquisa foi realizada em 16 cidades da região, dentro do projeto de extensão ‘Núcleo de Gestão da Cadeia do Agronegócio’, desenvolvido e coordenado pelo curso de Administração, em parceria com Ciências Contábeis e Medicina Veterinária.
“Além de promover entre os estudantes o conhecimento de práticas e técnicas administrativas utilizadas no agronegócio, é um projeto que também tem o interesse de contribuir para uma melhor produtividade e renda da boniviculta leiteria”, explica o professor Jorge Pona, que coordena os trabalhos.
O estudo ainda revela outros números: 72% dos produtores entrevistados disseram que não recebem orientação e apoio de algum órgão governamental para exercer a atividade; 77% afirmam que o faturamento evoluiu nos últimos 12 meses; 53% tem outra atividade, além da produção de leite; e em 72% das propriedades, o sistema de ordenha já é mecanizado.
“Com este estudo chegamos à conclusão de que temos um campo de trabalho a ser explorado, que podemos ser úteis ajudando os produtores com consultoria financeira, pois essa é uma atividade empresarial que pode trazer ótima lucratividade se for bem organizada”, enfatiza Pona.
Segundo ele, a pesquisa começou em 2012 com o mapeamento das propriedades e as características de cada uma. “No próximo ano vamos colocar em prática a terceira e última etapa. Os estudantes que participam do projeto serão divididos em duplas e irão acompanhar durante todo o ano o trabalho dos produtores, prestando consultoria na área financeira, como planilhas de custos, controles e fluxo de caixa”.
Praticando as teorias
O projeto ‘Núcleo de Gestão da Cadeia do Agronegócio’ envolve 36 estudantes. Entre eles está Vitor Luiz Lucacin França, do curso de Administração. “Participando do projeto percebi o quanto é importante o papel de um administrador na atividade leiteira, pois muitos produtores não sabem quanto ganham e correm o risco de até perder o negócio”, diz o futuro administrador. Ele ressalta ainda que a experiência enriquece o aprendizado acadêmico. “Tenho oportunidade de colocar em prática o que estou aprendendo dentro da sala de aula, além de poder ajudar o setor a aumentar a lucratividade”. A colega dele, Denise Cristina da Silva, também diz que o projeto trouxe vários benefícios: “Acredito que os mais importantes foram a visualização da realidade do negócio, o acompanhamento do processo de produção do leite e, principalmente, o quanto um administrador pode colaborar no sucesso da atividade, ampliando horizontes tanto para ele, o administrador, quanto para os produtores”.