UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Psicologia aborda campo profissional em Fórum

Publicado em: 12/12/2013 às 11:20

Pauta focou atuações nas áreas de consultoria empresarial, psicologia escolar e saúde pública

O psicólogo Emerson Sgarbossa fala de saúde pública
A psicóloga Johanne Meneguzzi discorre sobre a atuação organizacional
Talita Felipe compartilha experiência na área da Psicologia Escolar
Estudantes de todas as séries interagem em evento
Professores e mestres de cerimônia posam com egressos convidados

Para quem investe em educação, o resultado são frutos promissores. Todos os anos, ex-alunos, exemplos de sucesso profissional, são convidados a retornar à Universidade para contar um pouco de sua trajetória e motivar os colegas acadêmicos em sua jornada. Para essa troca no Fórum de Egressos, o curso de Psicologia da Unipar convidou representantes de áreas de atuação diferentes.

Três psicólogos participaram da mesa-redonda. Emerson Sgarbossa, Talita Felipe e Johanne Meneguzzi falaram da escolha, dos serviços prestados, dos desafios, das dificuldades e como contorná-las. O foco do discurso, além do mercado de trabalho, foi o empenho dedicado à graduação.

No campo da Psicologia organizacional, Johanne compartilhou sua experiência com consultoria empresarial em gestão de pessoas: “Gestão de empresa não tem um modelo pronto; cada organização tem o seu formato e realidade; a proposta de trabalho deve seguir a necessidade da empresa, sendo importante um diagnóstico organizacional em RH e a criação de um plano estratégico”.

Também relembrou os tempos de graduação e pós-graduação, além da participação em projetos que somam a seu currículo, na área da psicologia do esporte, trabalho social e clínica. “Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, com todo o seu coração, dedicar-se a ele. É hora de experimentar, de descobrir o que se quer”, disse.

Outra área enfática, a da saúde pública, foi mencionada por Sgarbossa, que falou de sua vivência no município de Realeza, além da atuação em centro juvenil, oficinas terapêuticas, palestras, dinâmicas de grupo e musicais.

Cada vez mais em pauta, a atuação em Psicologia escolar e infantil atraiu a atenção. Talita primeiramente frisou a relevância para seu crescimento profissional em desenvolver estágios básicos e específicos durante os anos de curso e participar de programas de iniciação científica. “Reconhecer que não sei nada do outro me torna psicólogo e que eu preciso escutá-lo”, afirmou, fundamentando: “Quando me perguntam a qual corrente você se filia, fico perplexa, pois sou profissional da saúde e o que me interessa é ajudar as pessoas”.

Redes sociais>