Você está aqui: Notícias > Umuarama está habilitada para receber o curso de Medicina
Umuarama está habilitada para receber o curso de Medicina
Publicado em: 03/12/2013 às 16:40
Portaria, publicada nesta terça no Diário Oficial, está sendo comemorada na região
Depois da boa notícia vinda de Brasília, na semana passada, da aprovação na íntegra de todos os projetos de residência médica exigidos pelo Ministério da Educação para a implantação do curso de Medicina, em Umuarama, apresentados pela Universidade Paranaense – Unipar veja quadro abaixo, a cidade comemora mais uma: Ontem, o Ministério da Educação publicou a portaria nº 646, que divulga o nome dos municípios pré-selecionados para implantarem a graduação por instituição de educação superior privada.
Para isso, a Unipar agradece o empenho do deputado federal Zeca Dirceu. Ele informa que o próximo passo será a visita técnica dos representantes do Ministério, com uma comissão especializada, que irá verificar a estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes. No Paraná, os municípios divulgados na lista são Campo Mourão, Guarapuava e Umuarama (seis cidades paranaenses protocolaram pedido).
Segundo o deputado, esta é mais uma etapa superada no processo. “Estamos felizes porque o curso de Medicina é mais do que uma necessidade, é um sonho do povo de Umuarama. A formação de novos médicos irá impulsionar o desenvolvimento na área da saúde, que beneficiará também toda a região”, afirmou Zeca, destacando o trabalho forte da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, na articulação do projeto.
Para o Reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, a Instituição está otimista com a notícia. “Estamos seguindo rigorosamente todos os trâmites exigidos pelo Governo Federal para que possamos ser merecedores desta conquista. Agradecemos ao deputado Zeca pelo acompanhamento e orientação, que estão sendo fundamentais para nós neste processo”, destacou.
O processo para a implantação do curso tem várias fases e a primeira delas é a classificação geral dos municípios; entre as exigências deve ter residência médica ou protocolar residência médica e ter mais de 70 mil habitantes. O resultado final desta avaliação apresentada pelos gestores municipais será divulgado em 18 de dezembro.
Projetos aprovados
Há anos a Unipar está na luta para a criação do curso em seu Câmpus-Sede. Do ano passado para cá, intensificou os trabalhos e já está investindo com propostas de oferta de residência médica já para o ano que vem. Os projetos, para isso, já autorizados pelo MEC, serão desenvolvidos em parceria com os hospitais da cidade: Cemil (residência em clínica médica), Norospar (ginecologia e obstetrícia, pediatria e anestesiologia) e Nossa Senhora Aparecida (cirurgia geral e medicina comunitária e de família). Agora a expectativa está no resultado da avaliação do projeto que solicita as bolsas que o Governo Federal deverá repassar aos residentes que virão atuar, em Umuarama. Gestores e professores da Unipar estão otimistas. A resposta deve sair ainda este ano.