Você está aqui: Notícias > Umuarama: Projeto de Farmácia é escolhido para integrar a Rebracim
Umuarama: Projeto de Farmácia é escolhido para integrar a Rebracim
Publicado em: 02/12/2013 às 15:00
A partir de agora o CIM passa a fazer parte da Rede Brasileira de Centros e Serviços de Informação sobre Medicamentos
O curso de Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, está comemorando uma grande conquista. Com a implantação Rebracim (Rede Brasileira de Centros e Serviços de Informação sobre Medicamentos) pelo Governo Fedeal, o projeto de extensão CIM (Centro de Informações sobre Medicamentos) foi um dos 24 escolhidos em todo o Brasil para integrar a Rede.
O CIM é desenvolvido em parceria com o hospital Nossa Senhora Aparecida, onde funcionam as atividades do projeto. “Ficamos muito felizes com a notícia. É o reconhecimento do trabalho que já desenvolvemos desde o ano de 1996, com a função de conscientizar a população quanto à importância do uso correto de medicamentos”, destaca a coordenadora do projeto, professora Marina Gimenes. Segundo ela, no Paraná apenas dois Centros de Informação foram escolhidos (esse da Unipar e o de Curitiba).
“Com essa interligação dos 24 centros podemos prestar um serviço com mais qualidade e segurança, participando ativamente das campanhas do Ministério da Saúde, que vai adotar novas políticas públicas para conscientizar a sociedade; o objetivo maior é inibir o uso abusivo de medicamentos”, afirma o coordenador do curso, professor Emerson Botelho.
Atualmente oito estagiários do curso de Farmácia integram o CIM, prestando orientações a pacientes, funcionários e visitantes. Para isso conta com uma biblioteca. Mas é o computador, com internet, a ferramenta mais utilizada. A UNIPAR financia um banco de dados para consultas. De projeção internacional, o banco disponibiliza, a qualquer momento, informações atualizadas.
O projeto funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30, e a comunidade também pode esclarecer dúvidas sobre como usar corretamente os medicamentos pelo telefone (44) 3621-2169 ou pelo e-mail cim_unipar@hotmail.com.
Bastante requisitada, a equipe procura explicar, de forma didática e atenciosa, que os medicamentos devem ser usados com cautela (somente para doenças específicas), na dose e tempo certos e ao menor custo possível. “Contrariar essa regra resulta em problemas sérios e pode até levar à morte”, alerta a coordenadora. A portaria do Governo Federal (nº 2.647) que cria a Rebracim foi publicada no Diário Oficial da União, em 05 de novembro.