Beltrão: Inauguração do centro poliesportivo foi bastante prestigiada
Publicado em: 28/11/2013 às 16:30
“Com o trabalho árduo esse sonho se torna realidade”, disse o Reitor Carlos Eduardo Garcia ao abrir o ato solene
A Universidade Paranaense – Unipar inaugurou, em seu mais novo Câmpus, um moderno centro poliesportivo (em 20/11). A solenidade foi presidida pelo Reitor Carlos Eduardo Garcia e contou com a presença do prefeito Antônio Cantelmo Neto e de outras autoridades da região. Estudantes e pessoas da comunidade prestigiaram.
Ao se pronunciar, o Reitor reafirmou a disposição da Unipar de continuar investindo na ampliação e em melhorias do Câmpus para beneficiar ainda mais a região. Com o centro poliesportivo, isso vai acontecer, já que vai abrigar vários projetos de extensão. “Com o trabalho árduo de muitas pessoas esse sonho se torna realidade”, destacou.
"Estamos entregando para toda a comunidade um complexo esportivo, com muitos espaços de lazer, de esporte, que vão se traduzir em saúde e muita felicidade. Mas a Unipar não é feita só de metros quadrados; é feita de pessoas, como estas que receberam nosso coordenador [professor Roberto Gilini, de Educação Física] com uma calorosa salva de palmas e gritos efusivos. Nós sabemos que a vida da Unipar está nestes sentimentos, de gratidão, de esperança, de amor. E é este sentimento que nos impulsiona em Beltrão de uma maneira particular, porque queremos estar frente a frente com a vontade deste povo aguerrido, trabalhador, honesto e de muita provação", discursou.
A obra, com oito mil metros quadrados, teve um investimento aproximado de R$ 10 milhões e abriga duas quadras esportivas oficiais, arquibancadas para 600 pessoas sentadas e espaço para a implantação da academia de ginástica. A segunda etapa já está em andamento e prevê a construção de piscina semiolímpica e salas para aulas de ginástica artística e rítmica e dança.
O professor Claudemir José de Souza destacou que o novo centro poliesportivo vem para colaborar na busca constante por mais qualidade de vida pelo esporte: "Nosso Reitor não mediu esforços em contemplar a região com o que existe de melhor para trabalhar o ensino, a pesquisa e a extensão".
O prefeito ressaltou que qualquer investimento que se faça em Francisco Beltrão é importante, "mas em educação de maneira especial". Segundo ele, o que mais chama a atenção dos beltronenses é a visão que a Unipar teve há 13 anos quando veio para Beltrão.
"Perguntávamos por que tanto terreno; não sabíamos nós que os gestores da Instituição tinham uma visão futurista em relação à demanda e que colheriam frutos e contribuiriam com o desenvolvimento de todo Sudoeste do Paraná. Sentimos uma mudança muito clara no conhecimento da população de Francisco Beltrão, no comportamento humano e tudo isso revela a evolução do ser", argumentou.
Representando o Poder Legislativo, o vereador Alfonso Bruzamarelo também se pronunciou. Ele, que é presidente do bairro Industrial [onde a Unipar está instalada], elogiou a obra e todo o trabalho que a Unipar vem desenvolvendo. “Esta Universidade nos surpreende a cada dia”, sentenciou.
Também foram convidados para discursar o empresário Ivo Pegoraro, representando a Associação Comercial e Empresarial de Francisco Beltrão e Delcir Scolare, patroa do CTG Recordando os Pagos.
O evento foi encerrado com apresentações de ginástica rítmica das alunas do projeto de ginástica rítmica da Prefeitura, que é desenvolvido em parceria com a Unipar, e das meninas da Oficina de Ginástica do curso de Educação Física da Unipar, Unidade de Umuarama, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes.
Também houve apresentação de dança, com o estudante Daniel Perin, que é coordenador do Expressão Excêntrica, um dos grupos artísticos mantidos pela Diretoria de Cultura da Unipar. O pessoal do grupo Teatreiros Priene, outro grupo artístico da Diretoria de Cultura, também marcaram presença, com a performance Abraço Grátis. Como o nome sugere, atores e atrizes recepcionavam os convidados distribuindo abraços.