UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Estudantes de Engenharia Civil colocam a mão na massa

Publicado em: 28/11/2013 às 10:20

Projeto de construção civil avaliou etapas, como estrutura, revestimento, instalações hidráulica e elétrica e acabamento

Alvenaria para o futuro é tema de projeto de construção civil
Alvenaria para o futuro é tema de projeto de construção civil
Alvenaria para o futuro é tema de projeto de construção civil
Alvenaria para o futuro é tema de projeto de construção civil
Alvenaria para o futuro é tema de projeto de construção civil
Alvenaria para o futuro é tema de projeto de construção civil
Alvenaria para o futuro é tema de projeto de construção civil
Alvenaria para o futuro é tema de projeto de construção civil
Estudantes iniciam projeto de construção civil do zero
Estudantes iniciam projeto de construção civil do zero
Estudantes iniciam projeto de construção civil do zero
Estudantes iniciam projeto de construção civil do zero
Estudantes iniciam projeto de construção civil do zero
Em pose, estudantes que participaram de projeto e professores

Um campo promissor e que eleva o potencial de mercado com suas diversas possibilidades de atuação vem sendo o das engenharias. Na Universidade Paranaense – Unipar um bom exemplo é o curso de Engenharia Civil, que se destaca pela qualidade e dinamismo. Neste semestre, fez sucesso a disciplina de Construção Civil, ministrada pelo professor Robson Maciel, à turma da 3ª série.

Com a mão na massa, o projeto ‘Alvenaria para o futuro’ reuniu grupos que se empenharam na proposta de construção de um muro -2m de comprimento por 1m de largura, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre diversas etapas: revestimento em cerâmica, instalações hidráulica e elétrica, noções de estrutura, consumo de material e qualidade de acabamento.

O professor destaca que, no passo a passo da construção, foi possível trabalhar conceitos como planejamento, organização, controle, segurança no trabalho e meio ambiente, além do desenvolvimento de projeto e gerenciamento de canteiro de obras. Mais do que conhecimento técnico, a proposta visou, ainda, aguçar a criatividade e propiciar o trabalho harmônico em equipe e o cumprimento de um cronograma pré-determinado.

Segundo Maciel, o primordial é a qualificação do aluno para o mercado de trabalho, enaltecendo a importância de se firmar um compromisso com a profissão escolhida, baseado na responsabilidade e nos princípios éticos: “Para atingir esse entendimento, é essencial trazer o aluno para o laboratório, para que possa sentir a profissão, o fazer fôrmas, baldrame, armadura, concreto, nivelamento, assentamento de tijolos (com argamassa e cola), chapisco, emboço e reboco”.

A acadêmica Elisana Pizzatto ressalta que o projeto foi bastante produtivo no que tange à compreensão do que realmente funciona no campo de trabalho. “O foco é satisfazer o cliente, por isso a importância de um planejamento, incluindo prazo para entrega, qualidade, estética e custo adequado ao orçamento de materiais apresentado no início do projeto”.

Neste trabalho, os potenciais clientes a serem agradados foram professores, que avaliaram o resultado final: Gelson Uecker (diretor da Unidade), Marcelo Ribeiro (coordenador do curso), Emerson Santos (coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo) e Célia Fontes. Também participou o administrador geral, Alessandro Benevides.

Redes sociais>