Você está aqui: Notícias > Cascavel: Enade e RUF confirmam a qualidade do curso de Direito
Cascavel: Enade e RUF confirmam a qualidade do curso de Direito
Publicado em: 19/11/2013 às 16:30
Nota 4 no Enade e o melhor da região no Ranking Universitário da Folha de São Paulo, entre Universidades públicas e privadas
Práticas de ensino e incentivo à pesquisa e à extensão elevam a posição do curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel. São 14 anos de trajetória, pautados em oferecer uma sólida formação, estruturada na ética e nos fundamentos jurídicos e sociais concernentes às atualidades do Direito.
Nas avaliações divulgadas neste ano, o curso foi destaque em todas. Na prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho do Estudante) comemora a nota 4, sendo a máxima 5. No RUF (Ranking Universitário da Folha), entre instituições públicas e privadas, aparece como o 1º melhor da região e 3º melhor do Paraná no quesito mercado de trabalho e 1º melhor da região no ensino. Segundo a pesquisa, a Unipar está entre as 10 melhores Universidades do Sul do Brasil.
Todo esse sucesso comprova a excelência do ensino ofertado, que tem como premissa desenvolver habilidades técnicas e humanísticas, a partir da interpretação de fatos e textos jurídicos, com reflexões doutrinárias e jurisprudenciais. O coordenador do curso, professor Sérgio Tinoco, destaca que, além dos conteúdos teóricos, o acadêmico desenvolve seus estágios em situações reais, em ambientes especiais, como o Sajug (Serviço de Assistência Judiciária Gratuita), que atende a população de baixa renda. Além disso, por ser uma Universidade, é propiciado aos alunos vivência em projetos de pesquisa e de extensão à comunidade. Por outro lado, para trazer à sala de aula a prática forense, o curso permite ao aluno participar de júris simulados, representando um julgamento real de um processo existente no Fórum local. Recentemente, o caso em questão foi um homicídio ocorrido em Cascavel, cujo processo já foi arquivado. Foram representados o promotor de Justiça e o advogado de defesa (5º ano), além dos oficiais de Justiça e escrivão. Participaram como integrantes do júri, que fizeram o julgamento, os alunos do 2º ano. “Os acadêmicos iniciam o processo, a partir do inquérito policial, apresentam todas as peças processuais de um processo real e finalizam com o julgamento simulado pelo Tribunal do Júri”, explica o professor da disciplina de Prática de Processo Penal, Eduardo Lazarini, responsável pelo júri simulado.
ECAM Ampliando horizontes, no último mês, estudantes do curso de Direito puderam participar do ECAM (Estágio de Correspondente de Assuntos Militares), realizado no 33° Batalhão de Infantaria Mecanizado de Cascavel, pela EsSA (Escola de Sargentos das Armas). O Objetivo foi estreitar o relacionamento entre universitários e militares e ampliar as informações sobre o Exército.
Participaram os estudantes Ana Carolina Bellon, Ricardo Chiquin, Kahena Costa, Tatiane Maciel, Paulo Langner, Ana Paula Alves Pereira e Kennedy Franca, acompanhados pela professora Juliane Bublitz. O grupo assistiu a palestras sobre a Origem do Exército Brasileiro e Ambientação da Manobra do Exercício Militar; de operação defensiva e entrevistas com oficiais das Nações Amigas, com foco no Direito Internacional de Conflito Armado e no Direito Internacional Humanitário.