UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: UNIPAR é parceira em Ação Cívico-Social do Exército

Publicado em: 26/04/2010 às 17:05

Evento foi organizado pelo Major José Ferreira Honorato e contou com o apoio de acadêmicos da área da saúde, que orientaram a população do bairro Cataratas

Orientações sobre o autoexame da mama foram repassadas à comunidade do bairro Cataratas
Curso de Ciências Biológicas distribuiu de mudas de plantas medicinais e informou quanto ao uso correto
Dezenas de testes de glicemia foram realizados, durante a ação
Exposição de animais taxidermizados despertou a curiosidade do público
Exposição de animais taxidermizados despertou a curiosidade do público
Momento de diversão foi proposto para as crianças
Aferição da pressão arterial foi um dos procedimentos de saúde oferecidos

Os cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas e de Enfermagem da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus de Cascavel, foram parceiros na Ação Cívico-Social, promovida pelo 15º Batalhão Logístico, no bairro Cataratas. O evento comemorou a Semana do Exército e sucedeu a formatura militar, realizada no 33º Batalhão de Infantaria Motorizado, no início da semana.

Segundo o Major José Ferreira Honorato, que é farmacêutico e sanitarista, a equipe do Posto Médico do Exército ofereceu atendimento nas áreas médica e odontológica. Mais de trinta instituições foram parceiras do evento, atraindo, com os serviços gratuitos, cerca de seis mil pessoas. A equipe do controle de endemias, da prefeitura, visitou casas do bairro.

Os estudantes da UNIPAR e as responsáveis técnicas em Enfermagem colaboraram com a realização de testes de glicemia, aferição da pressão arterial, orientação sobre o autoexame de mama e sobre o uso correto de plantas medicinais, além da exposição de animais taxidermizados.

O projeto ‘Oito jeitos de mudar o mundo’, foi apresentado pelo sistema FIEP. As oito metas estabelecidas pela ONU são: acabar com a fome e a miséria, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a Aids, a malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

“A nossa função é a de incentivar as pessoas a cultivar as plantas, mostrando a importância de cada uma para a manutenção da saúde, além de conscientizar para a preservação ambiental”, atentam as acadêmicas de Ciências Biológicas Ana Paula Tokarske e Suellen de Quevedo.

Segundo o coordenador setorial do PROVE (Programa de Valorização da Educação), Leandro Bellio, essa parceria permite à Universidade cumprir o seu papel social de informar os cidadãos e contribuir para o aprendizado prático e convívio dos futuros profissionais na sociedade.

Redes sociais>