Você está aqui: Notícias > Umuarama: Contador de histórias educa, diz pedagoga
Umuarama: Contador de histórias educa, diz pedagoga
Publicado em: 18/11/2013 às 16:30
Suzi Rodrigues, da Faculdade Associada do Brasil, focou o tema na Semana de Estudos Pedagógicos da Unipar
“A arte de contar histórias é componente de uma produção funcional, de uma história simbólica, ou simplesmente nada mais que a alegria de fazer alguma coisa que está em harmonia com nossas sensibilidades, o mais claro exemplo da nova realidade pessoal-simbólica que se liga ao ‘objeto’”. A afirmação é da pedagoga Suzi Rodrigues Ferreira, que ministrou a palestra de abertura da 21ª Semana de Estudos Pedagógicos da Universidade Paranaense – Unipar (entre 04 e 09/11).
Integrante do corpo docente da Faculdade Associada do Brasil, de São Paulo/SP, a professora abordou o tema ‘Senta Que Lá Vêm Histórias’. “Os contadores, além de estimularem a oralidade e a valorização da literatura, poesia, também estimulam a escrita e levam os que ouvem as histórias a sonhar e conviver com mais naturalidade com seu mundo simbólico. Portanto, um contador de histórias educa, socializa, informa a imaginação das crianças; e não é preciso palco ou cenário, apenas um local onde possamos viajar em mais um ‘Era uma vez...’”, ressalta.
Antes da palestra, estudantes, professores e profissionais da área assisitiram à apresentação do Coro Unipar, regido pelo acadêmico do curso, Marco Aurélio da Silva. Além de palestras, mesa-redonda, sessão de cinema, oficinas, gincanas e atividades recreativas e culturais e o 10º Encontro de Pedagogos da Região Noroeste Paranaense integraram a Semana, que este ano trabalhou o tema ‘Educação em Relevo: Mente, Corpo e Coração’.
Diversos assuntos entraram em discussão durante a semana. Em mesa-redonda, os professores Jorge Antonio Vieira, Claudia Perpetuo e Rosângela Buosi abordaram o tema ‘Pedagogo: Compromisso com a Ética e a Diversidade’. Para falar sobre ‘Educação Fiscal’ veio a professsora Valéria Beithum Galdeano. Apresentação do Coral Municipal Infantil de Umuarama também abrilhantou a Semana.
Os estudantes participaram também de oficinas simultâneas, ministradas por professores e ex-alunos da Unipar. Eles aprenderam a confeccionnar fantoches e enfeites de natal com garrafas pet, pintar em tela, tocar instrumentos musicais e fazer cálculos matemáticos.
A coordenadora do curso, professora Maria do Carmo, fez um balanço positivo do encontro: “Mais uma vez alcançamos nosso objetivo, promovendo momentos de discussão e reflexão, principalmente no que tange às práticas educacionais, a diversidade, as escolhas e o compromisso com a profissão de pedagogo. Também conseguimos conciliar experiências anteriores com novas abordagens e novos paradigmas da formação acadêmica”.