Você está aqui: Notícias > Francisco Beltrão: Engenharia Civil promove concurso de torres de espaguete
Francisco Beltrão: Engenharia Civil promove concurso de torres de espaguete
Publicado em: 13/11/2013 às 16:00
Torre vencedora foi feita com 740 gramas de macarrão e suportou 81,5 quilos
O curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, promoveu com sucesso seu 1º Concurso de Torres de Espaguete. Cada equipe teve de construir e fazer teste de carga em uma torre feita apenas com macarrão e cola quente.
A atividade foi muito interessante e demonstrou em escala reduzida alguns esforços que a estrutura treliçada faz para sustentar uma obra. O trabalho foi coordenado pelos professores Cledison Zatta Valdameri, coordenador do curso, e Alexandre Graeff.
O objetivo foi incentivar os acadêmicos a aplicar conhecimentos básicos de engenharia e projetar sistemas estruturais simples, envolvendo noções de tração e compressão em estruturas.
Os futuros engenheiros tiveram liberdade para elaborar o projeto e construir a torre, contanto que respeitassem o regulamento do concurso, que previa que a torre tivesse um peso máximo de 800 gramas, altura mínima de um metro, com a base apoiada em, no máximo, quatro pés, distantes um do outro no mínimo 30 centímetros, com no máximo 4 cm² de área em contato com o solo cada e elevando a estrutura, no mínimo, a 5 centímetros do piso.
No topo devia existir uma área de 400 cm² para receber a carga. A avaliação considerou a relação de carga por peso. A torre vencedora suportou 81,5 kg, sendo que seu peso próprio tinha apenas 740 gramas.
No total participaram cerca de 30 equipes. Cada torre deveria suportar pelo menos 10 segundos cada incremento de carga. O professor Cledison disse que o trabalho foi proveitoso para o aprendizado dos alunos. "É uma brincadeira séria”, enfatizou. “Como estamos no início do curso, é o primeiro exercício metodológico para exercitar a prática e os alunos ganharem experiência", emendou.
O concurso é tão empolgante que pretendem ir além: Participar, futuramente, de competições nacionais neste segmento. “Mas primeiro seria interessante um concurso entre os Câmpus da Unipar que possuem o curso de Engenharia Civil”, sugere o professor.