UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Grupo de Enfermagem comemora estágio em psiquiatria

Publicado em: 13/11/2013 às 15:00

Realizado em UBS com bons resultados, contemplou os temas distúrbio da sexualidade, depressão, esquizofrenia e transtorno de déficit de atenção

Estudantes apresentam estudo de caso no Tribunal do Júri da Unipar

O estágio é parte do processo de aprendizagem, que permite assimilar teoria e prática e desvendar as peculiaridades da carreira. Para atender a esses quesitos e somar a formação acadêmica, a Universidade Paranaense – Unipar oferece, além do ensino, a vivência profissional. O curso de Enfermagem teve rica experiência na área de psiquiatria.

O grupo, que realizou estágio na Unidade Básica de Saúde Escola do jardim Aclimação, conheceu desde a gestão central, até o atendimento do usuário. Estudo de caso, que traz a realidade neste campo de atuação, foi apresentado recentemente no encerramento das atividades.

Temas como distúrbio da sexualidade, depressão, esquizofrenia e transtorno de déficit de atenção foram trabalhados pelas estudantes Meirielli das Neves, Analu de Oliveira, Viviane Debastiani, Keila Giacomolli e Tânia Varali.

O estágio reuniu conceitos de disciplina ministrada pela professora Nelsi Tonini e visitas domiciliares com o acompanhamento da responsável técnica, Izabel de Paula, e de agentes comunitárias de saúde.

Agente de saúde há treze anos, Ivonete Rezende afirma que a experiência foi muito válida: “A epidemia do século é a doença mental e também uma das mais difíceis de entender. Ao apoiar o estudo vimos o porquê do tratamento e reações no paciente, além de compreender todo o contexto do quadro”.

Os resultados são comemorados. “Juntando a teoria que aprendemos na graduação, à prática dos estágios e à observação dos pacientes, podemos ter uma visão diferenciada da pessoa que sofre de algum transtorno mental, sobre o atendimento que recebem no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e a real assistência de Enfermagem prestada a todos os que lá estão”.

Redes sociais>