Cascavel: Parcerias de Ciências Contábeis beneficiam microempreendedores
Publicado em: 11/11/2013 às 16:30
O curso ministrou oficina e participou de planejamentos do Comitê Gestor e da inauguração do Banco do Empreendedor
Desenvolvido pelo curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, o projeto MEI (Microempreendedor Individual) oferece, além de informações sobre formalização, auxílio nas capacitações de empreendedores, para que possam crescer em seus negócios. Beneficiando a esses empresários, a Instituição realizou uma oficina.
O tema, controles financeiros com uso de planilhas, foi ministrado pela coordenadora do curso, professora Maria Denardi, em parceria com a Empresa Fácil, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Cascavel. O curso pontuou como trabalhar com fórmulas, como montar planilhas permanentes, o que é fluxo de caixa e como montar, como montar controle de caixa e controle de estoque, como gerar gráfico com as informações, como montar planilhas de controles de contas a pagar e a receber e como montar planilha de previsão financeira.
A professora justifica que um dos grandes desafios de pequenas empresas é manter os controles financeiros em dia, considerando os afazeres diários: “A planilha eletrônica é um excelente auxílio para tais controles e está ao alcance de todos”.
O gerente do programa Empresa Fácil, Sócrates Alves dos Reis, ressalta que para o empreendedor é importante adquirir conhecimento para desenvolver seu empreendimento, auxiliar no crescimento da empresa e no desenvolvimento do município.
“Para que possam gerenciar bem o seu negócio, micro e pequenas empresas, o município investe em parcerias especializadas, como a capacitação do empreendedor individual promovida pela Unipar”, destaca o intermediador.
Neste ano, o curso também participou de reunião de planejamento estratégico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Cascavel e do Comitê Gestor da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, para que empreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte tenham maiores chances de crescer diante do cenário competitivo e de grandes empresas. Segundo o Comitê, a nova Lei facilita o pagamento de impostos, obtenção de crédito, acesso à tecnologia, exportação, venda para o governo e formalização.
Outro encontro foi na inauguração do espaço Banco do Empreendedor. “Engajado em todo esse contexto, o curso se aproxima da comunidade empresarial de pequeno porte, auxiliando, e, ao mesmo tempo, contribuiu com a educação profissional e sustentabilidade econômica de tal segmento”, diz a coordenadora.