UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Curso de Ciências Contábeis realiza Semana Acadêmica

Publicado em: 07/11/2013 às 15:15

Evento reuniu palestrantes da Receita Federal, Receita Estadual, Itaipu Binacional, Globoaves e de Universidade de Piracicaba

Professor da Universidade Metodista de Piracicaba, doutor Clóvis Padoveze
Delegado da Receita Federal, Paulo Sérgio Bini
Da Itaipu Binacional, Jair Kortz
Com a coordenadora do curso, professora Maria Denardi, os palestrantes Danilo Klein e Luiz Macoris
Na abertura o grupo de hip hop, The Art of Dance
Diretor da Unidade, professor Gelson Uecker, prestigia evento, ao lado da coordenadora e do professor Clóvis Padoveze
Estudantes apresentam trabalhos científicos
Estudantes apresentam trabalhos científicos
Estudantes apresentam trabalhos científicos
Estudantes apresentam trabalhos científicos
Estudantes apresentam trabalhos científicos

Realizada sua 5ª edição, a Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, discorreu assuntos como educação fiscal, controladoria, aduana e sustentabilidade. Palestras foram ministradas por profissionais qualificados, vindos de grandes empresas e do poder público.

Assunto convidativo ficou a cargo do professor doutor Clóvis Padoveze, que falou sobre ‘Controladoria – processos de governança coorporativa’. Segundo conceitua, governança é o nome que se dá ao modelo de gestão em que haja total transparência, parcialidade, controle e ética. “Ter princípios empresariais é imprescindível”, disse.

Também falou de empresas que têm ações de bolsa, buscando proteger o investidor minoritário: “Para funcionários a vantagem é o senso de justiça, igualdade e seguimento completo de leis. Na companhia aberta o objetivo é dar confiança aos investidores, bancos, clientes e empregados”. Para garantir esses processos, apresentou quatro blocos de controle importantes: controle interno, auditoria interna e externa e controladoria.

O superintendente de gestão ambiental da Itaipu Binacional, Jair Kortz, pontuou sobre a sustentabilidade em relação ao mundo coorporativo e os desafios, exemplificando as ações de uma das maiores empresas; como a Itaipu entra no ciclo de vida dos produtos e os aspectos ambientais contabilizados enquanto economia, como está o mercado, bolsa de valores e a marca.

Outro palestrante foi o auditor fiscal da Receita Estadual e inspetor Regional de Arrecadação do 13º DRR de Cascavel, Luiz Carlos Macoris. Falando de ‘Educação fiscal’, afirmou ser necessário trabalhar a consciência do cidadão, que, além de pagar impostos, que não é o suficiente, deve cobrar do Estado os serviços pagos: “É um processo de mão única – o Estado somos nós”.

Articulou que, no Brasil, o Estado tem trabalhado como soberano, governando apenas para uma casta. “Estamos de costas para o muro, mãos para cima e desafivelando o cinto”, interpretou, questionando: “Quando poremos a mão no peito do poder público e exigiremos que o Estado seja aquele que pagamos para ser?”. Refletiu, ainda, sobre corrupção, competência, incompetência e trabalho conjunto com o contribuinte.

O tema ‘Aduana no Brasil’ foi apresentado pelo delegado da Receita Federal e auditor fiscal, Paulo Sérgio Cordeiro Bini, que contou como o trabalho é efetivado na delegacia de Cascavel e expôs filmagem do combate a crimes de contrabando na região. Falou das funções da aduana – tamanho, estrutura aduaneira e ações para facilitar o comércio internacional com o controle aduaneiro, mediando crimes de fronteira.

Na semana, mais um convidado expôs sua experiência, na área de Imposto de Renda Pessoa Física, o supervisor fiscal na Globoaves, Danilo Klein. Além das palestras, os estudantes apresentaram, em forma de banner, os trabalhos científicos desenvolvidos no curso.

Redes sociais>