UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Fórum Pedagógico de Arquitetura foca nos atributos profissionais

Publicado em: 06/11/2013 às 14:20

Ética, diretrizes curriculares, competência e credibilidade foram tópicos pontuais do evento

Professora Regiane Miyasaki palestra sobre Ética profissional
Professor Flávio Uren fala das atribuições do arquiteto
Professores Célia Fontes e Emerson Santos
Professora Deborah Paciornik reflete sobre diretriz curricular
Professor Bolívar Bretas complementa visão sobre ética

Com objetivo de ampliar a reflexão sobre sua proposta pedagógica, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, trabalhou temas essenciais para a vida acadêmica e profissional em seu 10º Fórum Pedagógico. Assuntos diversos visaram instrumentalizar os alunos com métodos, técnicas e recursos que possibilitem uma atuação condigna das funções do arquiteto.

Uma das abordagens foi sobre ‘Ética profissional’, trazida pela professora Regiane Miyasaki, visando facilitar o exercício pleno da profissão, a interação do arquiteto com o cliente e profissionais da construção civil: “As relações interpessoais, entre indivíduos, sociedade ou Estado, são geradoras de obrigações e, quando estabelecida uma relação regida por um pacto, normalizada ética ou juridicamente, vem uma ou mais obrigações para as partes. Se ético, o profissional colabora para que as contratações sejam honestas (valores e trabalhos), para que o meio ambiente seja respeitado e normas e regras sejam cumpridas”.

Outra palestra foi com o professor Flávio Uren, que atentou para as atribuições do arquiteto refletindo sobre a importância da busca da excelência na profissão, que começa ainda na graduação: “O que revela um profissional excelente é sua competência, que é a junção de três conceitos básicos - conhecimento (saber), habilidade (saber fazer) e atitudes (saber ser)”.

O docente ressalta que os arquitetos mais solicitados no mercado são os que apresentam maior grau de competência, tão buscada pelos clientes. Para atingir a excelência, mencionou características elementares: boa qualificação, pensamento voltado à solução de problemas, identidade em comum, ser regido pelas tradições e pelos códigos de ética, e executar serviços de alto grau de personalização.

Outro tópico abordado foi a credibilidade, que sustenta o profissional no mercado é e o seu maior patrimônio. “O profissional excelente não é necessariamente aquele que fica famoso, cobra mais caro ou tem o domínio maior do mercado de projetos, mas a excelência encontrada na prática cotidiana, mesmo que modesta. A busca é que o que se faça seja bem feito, desejando que o cliente fique plenamente satisfeito”, afirma.

No evento, As docentes Deborah Paciornik Guerra e Célia Regina Fontes apresentaram a Diretriz Nacional do Curso, relacionando à prática adotada na Unipar. O coordenador do curso, professor Emerson Santos, aproveitou para apresentar o edital com os nomes dos alunos que tiveram seus projetos de revitalização selecionados para o concurso proposto pela Câmara dos Deputados de Cascavel.

Redes sociais>