UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Perspectivas da biodiversidade são discutidas em conferência

Publicado em: 04/11/2013 às 11:34

Direcionado a professores da Instituição, tema foi mediado pela renomada pesquisadora Catitu Tayassu

Catitu Tayassu faz uma relação entre o papel do professor e a biodiversidade
Catitu Tayassu faz uma relação entre o papel do professor e a biodiversidade
Tema atraiu atenção de docentes da Unipar
Reitor Carlos Eduardo Garcia com as professoras Ana Paula Cruz, Irineia Baretta e Catitu Tayassu
Catitu Tayassu em conversa com o Reitor Carlos Eduardo Garcia
Ladeado pelas professoras Ana Paula e Irineia, Reitor entrega lembrança da Instituição à visitante

Com olhares atentos e atenção voltada às informações repassadas, professores da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, assistiram à conferência da renomada professora e pesquisadora Lilian Maria de Lacerda, conhecida no meio científico como Catitu Tayassu. A docente explorou o tema ‘Cartografia da BIO-Diversidade Brasileira e Mundial: Desafios e Perspectivas’ (entre 28 e 29/10).

Morando fora do Brasil há 15 anos, Catitu atualmente trabalha no Centro de Estudos Africanos CEAf-EHESS, em Paris/França, onde também ajudou a fundar a Associação e quot. Também integra o quadro de professores visitantes da UnB (Universidade de Brasília).

“Quando venho ao Brasil percorro várias instituições de ensino para levar um pouco de conhecimento sobre línguas, culturas e povos. E nesse encontro aqui na Unipar procurei trazer um olhar diferente em relação à biodiversidade, ligando a cultura ao patrimônio, pois a biodiversidade é as várias formas de se trabalhar pelo futuro da vida”, explica a pesquisadora.

Diante desse contexto, ela ressalta que o professor precisa ser lembrado como um ser biodiverso. “Ele merece um cuidado especial no que diz respeito à referência na escola, onde existem desafios enormes no processo de ensino/aprendizagem. Portanto, a biodiversidade dentro do ambiente escolar precisa se adequar para superar esses obstáculos”.

Para a coordenadora multicampi do Pró-Magíster, professora Ana Paula Cruz, “Foi uma oportunidade única para nosso corpo docente, momentos de intensa aprendizagem. E a Catitu é uma professora que conhece bem a cultura e a realidade do nosso Brasil e dos países por onde passa; isso nos torna mais reflexivos e, principalmente, mais conscientes da necessidade de tentarmos compreender a diversidade presente em nossa vida, em nossas salas de aula”.

Visita ao Reitor

Durante sua passagem pela Unipar, a pesquisadora Catitu Tayassu foi recebida pelo Reitor Carlos Eduardo Garcia. No encontro eles conversaram sobre educação e o trabalho que a docente realiza no Brasil e na França. As professoras Ana Paula Cruz (coordenadora *multicampi do *Pró-Magíster) e Irinéia Baretta (diretora de Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde) acompanharam a visita.

Redes sociais>